Petição Cinema Português: Ultimato ao Governo

Algumas personalidades do Cinema português lançaram a petição “CINEMA PORTUGUÊS: ULTIMATO AO GOVERNO”. Afirmam que “enquanto os filmes portugueses continuam a circular internacionalmente e a ser recebidos e premiados e depois estreados entre nós – sem quaisquer apoios públicos – o Governo demite-se das suas responsabilidades” e esta atitude que querem ver alterada. 


A nova Lei do Cinema prometida no Programa do Governo, e que até acolheu críticas positivas por parte de todo o sector, encontra-se neste momento em período de discussão pública há quase 3 meses e não são conhecidos os motivos para que isso aconteça.

O Cinema português, através do encerramento dos concursos para 2012 a cargo do Instituto do Cinema e Audiovisual, teve um corte de 100% no seu financiamento o que impossibilita a produção de novos filmes no futuro e de vários aprovados em anos anteriores.

Solidariza-mo-nos com os argumentos e as exigências desta petição, é importante que todos e todas a assinem para mostrar ao Governo que a Cultura e o Cinema não são acessórios, e que são cruciais para uma sociedade moderna, informada e activamente pensante.
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather