Precariedade em Sta. Maria da Feira: Falsos Recibos Verdes em Empresa Municipal
<<"A Feira Viva, cultura e desporto, empresa municipal, é 100% tutelada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Tem como função administrar e gerir os equipamentos desportivos, culturais e sociais, assim como promover actividades desportivas, recreativas e culturais, actividades de animação e iniciativas de carácter socio-económico e científico" (in quem somos: feiraviva.com (2009) )
Esta empresa municipal tem vários trabalhadores a seu cargo na sua maioria jovens e com vínculos precários, “contratos” a recibo verde, mas trabalham no mínimo oito horas diárias e 5/6 dias por semana, sendo que fazem de praticamente tudo, desde de manutenção e vigilância nas piscinas municipais (e outros equipamentos desportivos da câmara) e no Zoo de Lourosa (freguesia de Sta.Maria da Feira), ao trabalho de armazém da empresa municipal, à montagem e segurança dos eventos culturais, tão propagandeados pelo executivo camário, como o Imaginarius e a Viagem Medieval, são também empregados de balcão em todo o tipo de eventos culturais e musicais que a Câmara Municipal organiza.
Os trabalhadores da Feira Viva executam todo o tipo de tarefas fulcrais para que qualquer evento ou equipamento da Câmara Municipal funcione, mas na verdade, a maior parte deles não são sequer trabalhadores, são prestadores de serviço, e assim entram e assim saem, poucos passam para os quadros. Portanto é igualmente verdadeiro afirmar, que dos mairoes eventos culturais (Imaginarius e Viagem Medieval) que se organizam no país, e segundo a Câmara, da europa também, são postos em prática essencialmente por mulheres e homens que não gozam de qualquer direito laboral.>>
Os Precários Inflexíveis vão contactar o Sr. Presidente da Câmara de Santa Maria da Feira a fim de conhecer a sua posição acerca desta situação.
Boa boa!!! Vamos desmascarar a precariedade nas autarquias!! Grande iniciativa!
Se o Sr. Presidente só vier dizer algo sobre esta situação em Setembro, depois de passados estes eventos de férias, saiba que não vai contar com o meu voto e o da minha família toda!