Que Se Lixe a Troika: 26 de Outubro o país volta a mobilizar-se contra a troika e o governo

Decorreu ontem em Lisboa um plenário aberto do “Que se lixe a troika!”, participado por cerca de 150 pessoas, no qual se começou a construir nova manifestação nacional contra as políticas do governo, da troika e a austeridade.

qslt

Depois da manifestação de 15 de Setembro, a manifestação cultural de 13 de Outubro e as manifestações de 2 de Março e 1 de Junho, a data escolhida foi 26 de Outubro. A mobilização popular já provou ser a única coisa que pode travar o governo, a troika e as medidas de austeridade. Provou-o em Setembro com a TSU, provou-o a 2 de Março, com o adiamento dos cortes de 4,7 mil milhões de euros em mais de seis meses. Importa referir que nesta altura de massacre social, em plena discussão no Parlamento do Orçamento de Estado para 2014, com o provável anúncio da destruição de partes importantes do que é o Estado Social (que Passos Coelho evita comunicar à população desde Fevereiro deste ano), o país sairá à rua. O título da manifestação é: Que Se Lixe a Troika, Não Há Becos Sem Saída!

O processo de mobilização que começou ontem deverá continuar a expandir-se por todo o país, recriando a dinâmica social que produziu as maiores manifestações das últimas décadas em Portugal, organizadas sob a égide “Que Se Lixe a Troika”!

O evento no FB para a manifestação de Lisboa já está criado aqui, e iremos acompanhar à medida que outras manifestações forem sendo convocadas por todo o país.

CONVOCATÓRIA

Que se lixe a troika! Não há becos sem saída!

É tempo de agir. 
Sabemos que o regime de austeridade no qual nos mergulharam não é, nem será, uma solução. Voltamos a afirmar que não aceitamos inevitabilidades. Em democracia elas não existem. 

É tempo de escolhas simples. Educação para todos ou só para alguns? Saúde pública ou flagelo? Transporte público ou gueto? Constituição ou memorando da troika? Cultura ou ignorância? Pensões e salários dignos ou miséria permanente? 
Nós ou a troika?

Sectores vitais para a nossa sobrevivência estão a ser entregues a banqueiros e especuladores, que os reduzirão à razão do lucro: água, energia, transportes, florestas, comunicações. Querem forçar-nos a abdicar do que construímos: na Saúde, na Educação, nos direitos mais básicos como habitação, alimentação, trabalho e descanso.
A troika e os governos que a servem pretendem deitar fora o sonho de gerações de uma sociedade mais livre e igualitária.

A quem está farto de ver vidas penhoradas e esvaziadas, fazemos o apelo a que se junte a nós na construção da manifestação de 26 de Outubro. 
A manifestação será mais um passo determinante na resistência ao governo e à troika!
Não há becos sem saída.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather