Recibos Verdes: canal de denúncias aberto a partir de hoje
A Ass. de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis lança hoje um canal de denúncias e informação detalhada para que todas as pessoas que trabalham a recibos verdes possam usar da melhor maneira a nova lei de combate aos falsos recibos verdes.
Podes encontrar esta página de apoio aos trabalhadores a falso recibo verde no topo superior do site dos Precários e aqui.
Nesta página podes encontrar 3 ferramentas:
- Um formulário para poderes expor a tua denúncia.
- Uma página de FAQ’s com perguntas e respostas sobre a nova lei de combate aos falsos recibos verdes.
- uma infografia de como funciona a nova lei de combate aos falsos recibos verdes.
Bom dia, venho por este meio dar o meu testemunho por também ser um falso recibo verde.
Tabalhei numa empresa (Norleituras) que fazia prestação de serviço para a EDP (contagem da luz), onde fui Agente de Leituras/Leitor.
Não há duvidas de que fui um falso recibo verde,tinha uma maquina/tpl para fazer a contagem, com software da EDP, colete da empresa a dizer EDP,um cartão da EDP onde refere que sou sub empreiteiro, nesse mesmo cartão está lá referida a EDP e a Norleituras…Tinha uma média a fazer durante o mes, caso não o fizesse era penalizado no valor total a receber (como é que é possivel contabilizarem a média total de contadores, quando a maior parte são interiores ou até mesmo nas casas que não estão habitadas?Existia um cartão da TMN dado por eles e ao final do mes descontavam me a mensalidade de 6 a 10 EUROS…Perante estes factos todos, penso que não ha duvidas sobre a minha questão, sou mesmo um falso recibo verde.
Tenciono levar isto tudo até ao fim,ainda tenho a máquina/TPL em minha posse, o cartão da TMN, emails da empresa, uma queixa no ACT ( mas esta Instituição parece me que não funciona corretamente ou que não é imparcial, visto que só me ligaram passados 3 meses depois de apresentar a queixa e em Nº privado, dizendo me depois, que não podiam fazer nada, visto que eu já não estava la a trabalhar, enfim, mais do mesmo)..Aguardo a noemação de um advogado da seg social há mais de 5 meses,apenas me notificaram que não pagaria as custas de tribunal, mas esqueceram se de me nomear o advogado( mais uma instituição estatal que funciona bem, nota se)…vou ter de la voltar para a nomeação de um defensor e claro, estarei mais uns meses à espera que me atribuam o mesmo.
Neste momento não tenho tido grande tempo para estar presente nos precários aqui do porto,porque me encontro a trabalhar, mas quero levar este caso até as ultimas consequencias.
Para terminar, acho muito estranho ninguém da Norleituras me ter contactado para entregar o equipamento que custa perto de dois ou tres mil euros, e porque será?!Quando se tem o rabo trilhado, joga se pelo silencio e deixa se andar.
Agradeco alguma ajuda que me possam dar, ou até mesmo aconselhar.
Cumprimentos,
Carlos Ribeiro.
Olá Carlos,
O núcleo do Porto vai entrar em contacto contigo.
Muita força. Um abraço
Vem mesmo a calhar.
É preciso e urgente esclarecimento sobre os recibos verdes.
Bem-haja.
Zélia Sakai
AINDA NORLEITURAS
Na primeira quinzena de Agosto de 2013 fui contratado pela Norleituras Unipessoal, Ldª .com escritório em Oliveira do Hospital na Rua Doutor Fausto Soares nº.7, para fazer leituras de contadores tendo sido prometido que poderia conseguir entre 900€ e 1.200€.
Entregaram-me para começar dois roteiros os quais cumpri.
Na segunda semana de Agosto foram-me entregues mais dois roteiros, os quais por diversas razões e depois de esgotadas as possibilidades ficaram um pouco acima dos 50%.
Tinham sido prometidos 0.24€ e 0.26€ por leitura dependendo do contador o que segundo ao minhas contas e tendo efectuado cerca de 700 leituras daria pelo menos cerca de 175€ isto por alto já que sem dados que só a empresa tem não consigo apurar rigorosamente as contas.
Ao verificar que pelo andar das coisas não iria ganhar para as despesas resolvi logo na segunda semana comunicar a minha desistência junto de quem me contratou.
Tendo contactado a empresa, foi-me comunicado pelo telefone que não tenho nada a receber, o que não concordo.
Amigo, trabalhei para esses vigaristas e estou coom eles em tribunal..não desista…tenho tudo o que era deles em minha posso!
por acaso também sou um falso recibo verde e trabalho para esta empresa á mais de dois anos e sinceramente nunca me prometeram nada que não tenham cumprido e acho uma falta de respeito com uma empresa que nos dá dinheiro a ganhar com esforço e dedicação á empresa conseguimos os objetivos agora os malandros e os que buscam o dinheiro facil esses sim teem razão se queixa …. e não, não sou pago para falar bem apenas não gosto de cuspir no prato onde como … não sejam malandros e trabalhem sejam homens e agarrem o pouco trabalho que ainda existe ….
João, trabalha tu de borla e se escravo a vida inteira..já agora, deixa de ser cobardola e se quiseres falar alguma coisa, fala pessoalmente, ou seja, também posso ir ter ctgo para te abrir os olhos..Já agora, moro no bairro da lapa e não preciso de comprar cão nenhum, perdi os medos há muitos anos..és mais um escova na sociedade!
Tem vergonha na cara meu,és mesmo um parasita,por tua causa é que ganhamos a miséria que toda a gente ve…Já que és tão gentil, queres trabalhar para mim?pago te 400 eur a recibos verdes e desse dinheiro descontas paraa segurança social…Tem juízo rapaz!
posso responder de uma maneira menos educada ou mais educada e acho que não é por ter outra opinião que já não presto ou sou escova ou ainda tenho culpa dos ordenados que os outros recebem… no meu caso posso dizer que em media faço 290 contadores por dia a 0,24 centimos da cerca de 69.00 euros vezes 22 dias de trabalho da 1531.00 euros gasto em media 150.00 combustivel pago 180.00 segurança social portanto acho que tenho um bom ordenado agora não tenho culpa que outros o não consigam …. mas se me perguntarem se gostava de ganhar o dobro eu responderia que gostava de ganhar o triplo ou mais mas o mercado é o que é …. e já agora acho indecente é o dinheiro que pago para a segurança social sirva para estar a sustentar malandros á boa vida se é que me faço entender….
muito boa tarde trabalhei para a empresa norleituras com sede em oliveira do hospital foi me prometido a cada mes do dia vinte me pagariam fiz 3500 leituras no dia 19 de marco recebi uma chamada de uma senhora chamada sonia a dizer que me iriam descontar 100 euros por erro de leituras ate ai tudo bem passou se 4 semanas fiquei doente e nao pode levar a maquina ao responsabel tinha um itenerario acabado ele dirigiu se a minha casa e levou o tpl pois ate agora nao recebi um unico centimo da norleituras mesmo a pessoa responsabel sonia enviou me uma sms para eu mandar o nib da conta e o recibo ate agora nada o responsabel tiago goncalves e joao nao aparecem ou dizem que nao sabem pois ierei para tribunal ja tenho o caso na deco e desejo receber o meu dinheiro pois gastei 450 euros em diesel nao roubei nada mas sim trabalhei e cumpri com as minhas tarefas.senhores da norleituras tenham vergonha de roubar a quem trabalha deveriam andar mais em cima dos vossoa colaboradores pois nao sao pessoas honestas. obrigado
João, se conhecesses a peça a quem te estás a dirigir, nem perdias tempo com ele! Este fulaninho não tem vergonha nenhuma na cara! Acha-se superior, mas não passa de um reles bairrista 😉 Ele quer é que andem todos a lamber-lhe os pés… mas não tem onde cair morto! Personalidade ZERO, ameaças virtuais.. CEM! LOL
Essa sonia devia era ter vergonha não passa de uma miserável …. ja encaminhei tudo para tribunal tenho gravado conversas com essa tal sonia e o caso esta em tribunal, na deco no ministério do trabalho fiz queixa deles em todo o lado e o caso esta andar para a frente vamos nos unir e deitar esse ciganos abaixo e mete-los no cadeia. eles riem-se nas nossas costas mas quem ri por ultimo ri-se melhor lembrem-se de ter o máximo de provas
Perguntem ao Sr. João qual o cargo que tem na Norleituras. Não me parece que seja um simples leitor.
Bem estava para responder a um anúncio de trabalho deles mas estou a ver que é melhor mudar de ideias.
Boa tarde, fui colaborador da empresa Norleituras mais de ano! Gente séria e impecável!
Agora trabalhar na rua porta a porta, não é fácil e não é para todos. Lidar com a desconfiança dos clientes da EDP, por presumirem o leitor como ladrão, é uma presunção que nem esta de todo errada. È que normalmente, a seguir ao leitor recolher as leituras, vem, usualmente uma factura/estouro de acerto de electricidade, o que desencadeia uma sensação de roubo no cliente.E já se sabe, o cliente associa a cara do leitor ao ladrão, visto que é a cara que a EDP dá, a cara do leitor, que infelizmente é mal pago e a culpa, é da própria empresa EDP, que paga uma miséria pelas leituras ás empresas que prestam os serviços. Como tal acho injusto os ataques ás empresas prestadoras de serviços, que apesar de tudo dão trabalho a muito boa gente!
Obrigado
Isto quando se dignam ir tirar as ditas leituras. Cá na minha zona, o leitor que cá deveria passar olha para subida para a casa e segue em frente. Invariavelmente x em x meses lá recebo a carta da EDP que ninguém estava em casa. O que vale é que de livre vontade envio mensalmente a leitura para eles.
Venho juntar também a minha experiência relativa a estes trafulhas miseráveis. É ler e ficar esclarecido:
Os leitores de contadores da Norleituras não têm contrato de trabalho. Eu não tenho e os meus colegas também não. Não são, assim, regulados direitos e deveres para ambas as partes. Isso abre a porta a várias arbitrariedades e resulta, de forma imediata, na desconfiança de ambas as partes. Arbitrariamente, o patrão produz ameaças ao trabalhador descritas em baixo.
A recibos verdes, a Norleitura não deduz a tua segurança social. Isso fica a teu cargo, fora outras despesas.
Como não há contrato, não há despedimento. A Norleituras dispensa os seus trabalhadores, não lhes dizendo nada.
A Norleituras fornece a máquina de leitura, não fornece viatura nem combustível para fazer leitura de contadores de eletricidade em todo o concelho. Há terras a 60 km de distância, no máximo.
A Norleituras não paga subsídios de qualquer espécie: nem de transporte, nem de alimentação, nem de férias.
A Norleituras não concebe dias de férias, nem os concede. Deduz-se que o trabalhador deve trabalhar ininterruptamente.
A Norleituras pede aos leitores que trabalhem ao sábado, pagando o mesmo.
A Norleituras paga no mês seguinte: entrando a dia 2 ou 3, só é feito o pagamento no final do mês seguinte.
A Norleituras não tem dia de pagamento: pode ser a 18, como a 25 ou muito frequentemente no último dia do mês. Deduz-se que se o mês tivesse 40 dias, seria nesse dia.
A Norleituras não elogia, e portanto, não valoriza os recursos humanos que “contrata”. A Norleituras aceita qualquer pessoa para trabalhar, assim como descarta qualquer pessoa.
A Norleituras orienta mal os seus trabalhadores: entrega-lhes uma máquina apenas e deixa-os praticamente à sua sorte.
A Norleituras distribui um colete apenas. Não distribui casaco para o tempo frio e não fornece cartão de identificação. Só passados meses, o cartão é entregue ao trabalhador.
A Norleituras não se interessa pelas condições de trabalho dos seus trabalhadores: se trabalham à chuva ou ao frio. A Norleituras não pergunta: “como está a correr? é necessário algum apoio, uma indicação?” O trabalhador é deixado sozinho no terreno.
A Norleituras não se preocupa com o trabalhador, preocupa-se com os lucros que obtém à conta dele.
A Norleituras coage sobre os seus trabalhadores, forçando o trabalhador a entregar os itinerários em tal dia.
A Norleituras, através da funcionária Sónia Castro, telefona aos trabalhadores a pedir autoritariamente o resultado do trabalho. Frases: “Bom dia. O trabalho é para entregar hoje?” “Esse trabalho, quando vem?” “Quando entregas esses itinerário?” “Quero esse itinerário entregue hoje!” “Bom dia, visto o trabalho (em geral, não o do próprio trabalhador) estar atrasado, pedia-te que entregasses esses trabalho hoje”. Por estas frases se vê o teor do trabalho desta funcionária.
A Norleituras ao início só revela o essencial do trabalho, o mínimo possível. O pior vem depois.
A Norleituras promove auditorias à conta do trabalhador: um erro numa leitura, o leitor desloca-se a 30km para fotografar o contador. A deslocação não é paga.
A Norleituras retira 10% todos os meses do rendimento que ganhaste: chamam-lhe eficácia. Eu chamo-lhe roubo.
A Norleituras penaliza em 18 euros cada leitura errada.
A Norleituras subtrai 36 euros, caso um cliente faça uma reclamação. E fazem-na.
Um leitor experiente ganha entre 600 e 800 euros, a que se deduz todas as parcelas acima. Um leitor inicial não ganha isso.
A Norleituras já fez ameaças no sentido de não pagar o trabalho já efetuado.
A Norleituras já fez ameaças de anular o trabalho já efetuado pelo trabalhador.
Este “Fernando” deve ter sido pago para dizer as barbaridades que aqui vem enunciar. Lamentável.
São uns miseráveis e tratam a gente mal, tratam.nos como a cães. Nem querem saber se estragamos o carro ou não nas quintas, querem é o trabalho feito, sempre a pressionar, a telewfonar, mal educada…
Boas pessoal, deixem-se disso será que alguém tem tomates para ir ao site da – – -, em reclamacoes e sugestão e dizer o que vai na alma.
Mas qual site? qual que pah essa empresa não tem dignidade nenhuma, muito menos quem está a frente dela. Onde está esse site??? Norleituras nem site tem! Temos é de nos juntar todos tomar medidas isto não pode continuar assim. Lutem pelos seus direitos. Quem está a frente desta empresa devia era estar ao pé do Sócrates.. Palhaços do carlh***
site edp conheces acho que isto é só desabafo porque secalhar nem legitimidade tem para falar porque cão que morde não ladra
Meu caro Joaquim, não sei que raio de cargo tem o senhor na norleituras mas também não me interessa saber.
Antes de mais o senhor Joaquim não me conhece de lado nenhum para me tratar por tu! OK??
Pela sua informação meu caro senhor Joaquim a semana passava fui contactado por um colega que trabalha ainda nessa mesma empresa (norleituras). Chegou a minha beira uma grande lista de assinaturas de todos os trabalhadores inclusive ex trabalhadores dessa empresa, com um documento anexado a falar todas as partes negativas da empresa, salvo erro nem partes positivas tem para se mencionar. Foi então enviado essa mesma carta para o senhor presidente António Luís Guerra Nunes Mexia. Como vê senhor Joaquim, os ex trabalhadores ou trabalhadores ainda só por aqui passam para dar a conhecer o que na verdade é essa empresa. Até porque quem está a pensar em trabalhar para a norleituras aposto que a primeira coisa é vir a Internet pesquisar um pouco da empresa e então aqui fica esclarecido com as suas duvidas. O importante nisto não vir para aqui falar por falar, mas sim dar a conhecer os cidadãos as puras verdades.
Meu caro Joaquim, não sei que raio de cargo tem o senhor na norleituras mas também não me interessa saber.
Antes de mais o senhor Joaquim não me conhece de lado nenhum para me tratar por tu! OK??
Pela sua informação meu caro senhor Joaquim a semana passava fui contactado por um colega que se encontra ainda a trabalhar na empresa (norleituras).
O meu colega fez-me chegar um documento com uma grande lista de assinaturas de todos os trabalhadores do distrito inclusive ex trabalhadores dessa empresa, com uma folha anexada mencionado assim todas as partes negativas da empresa, que salvo erro nem partes positivas tem para se mencionar. Foi então enviado essa carta para o senhor presidente António Luís Guerra Nunes Mexia.
Como vê, senhor Joaquim, os ex trabalhadores ou trabalhadores só por aqui passam para dar a conhecer a forma como é essa empresa, até porque quem está a pensar em trabalhar para a norleituras vem à Internet pesquisar um pouco da empresa, e aqui fica esclarecido com algumas duvidas, até porque a norleituras nem site próprio se limitam a fazer.
O importante nisto não vir para aqui falar por falar, mas sim dar a conhecer os cidadãos as puras verdades.
( peço imensa desculpa pelo comentário a cima, com alguns erros corrigi neste mesmo)
Atenção vou chamar a televisão, todo o mundo vai ficar a saber disto, vai ser capa dos jornais, vou contactar a TVI, RTP SIC isto não pode continuar assim POVO UNIDO JÁ mais será vencido. Estou a imaginar na capa dos jornais um logótipo Norleituras empresa que esta a dar que falar aos português.
Estes BURROS pensam que ser leitor é estar encostado á bananeira, oh pá trabalhem, é preciso dar bem ó pedal seus burros. eu só num mês ganhei 500€ só em incidências, mas eu trabalho para a leitura principal unip lda, a empresa que mais bem paga em portugal, mas a norleituras no que diz respeito a pagamentos é bem reputada. não venham ká com as preguicites agudas seus labregos.
o que tenho a dizer é que gostava de ver alguém cá em casa a ver as leituras
Meus caros Srs. Estou parvo com tanta ignorância que aqui vai em relação a este assuno. Trabalho para a Norleituras desde 2012 como leitor de contadores clientes EDP, e nunca tive qualquer problema aqui identificado de forma leviana e presunçosa.
Julgo que deveria de haver mais respeito com os cerca de 200 Colaboradores que trabalham para esta empresa tanto no Gás, como na eletricidade e na água. Eu como leitor sinto-me indignado com todos os comentários aqui proferidos. É certo que não tenho o melhor emprego do mundo, também é certo que consigo pagar as minhas contas e ter comida na mesa.
Quanto ás penalizações aqui proferidas, é verdade que existem, no entanto que me lembre só fui penalizado uma vez por esse facto em quase 3 anos de trabalho. Para além disso, quem é leitor sabe perfeitamente que o software está preparado para não errar, avisa sempre que o valor é inferior ou superior ao esperado num determinado cliente e, quando assim é temos que solicitar ajuda ao back-office de forma a nos permitir introduzir a leitura sem erro. No entanto é importante referir que estas penalizações existem porque alguns leitores não iam a casa dos clientes e inventavam leituras que mais tarde trazia graves prejuízos á edp e consequentemente a empresa que represento. Como em tudo na vida tem que existir regras e as mesmas estão no contrato explicadas, pelo menos no meu está e do meu sobrinho também.
Existem aqui pessoas como o Sr. Carlos que tanto ódio espelha e que diz que trabalhou para a Norleituras, gostava de ver o contrato dele com a Norleituras, saber exatamente o tempo que trabalhou e porquê que está com esta atitude lamentável?? Parece que está a ser pago para aqui proferir estes comentários sem qualquer nexo. Pelo menos os comentários dele coincidem com o inicio da atividade da Norleituras , quando ganhou o concurso aqui na zona que trabalho!! Será apenas uma coincidência.
Meus Caros Srs. trabalho de forma séria, sempre cumpriram comigo, sou leitor há 16 anos, há quase 3 anos que trabalho para a Norleituras na área de Viseu e de facto não compreendo o que move estas pessoas virem para aqui proferir tais calúnias. Para não falar daqueles que nos dizem que precisam de trabalhar e que tem filhos a passar mal e depois a empresa pede-nos para ajudar na formação e quando vêm para a rua desistem logo porque não querem é andar de porta-a-porta, queriam era carro, gasóleo pago etc..e os contadores é que deviam de ir ter com eles a casa…Assim era bom!! Tenham dó. Pode não ser o melhor trabalho do mundo, mas é comcerteza um trabalho digno e só trabalha quem quer.
Agora se querem combater alguma precariedade comecem pelo estado que nos leva tudo nos impostos e contra esses não vejo comentários e a empresa que represento não tem culpa disso.
Meus caros Srs. Estou parvo com tanta ignorância que aqui vai em relação a este assuno. Trabalho para a Norleituras desde 2012 como leitor de contadores clientes EDP, e nunca tive qualquer problema aqui identificado de forma leviana e presunçosa.
Julgo que deveria de haver mais respeito com os cerca de 200 Colaboradores que trabalham para esta empresa tanto no Gás, como na eletricidade e na água. Eu como leitor sinto-me indignado com todos os comentários aqui proferidos. É certo que não tenho o melhor emprego do mundo, também é certo que consigo pagar as minhas contas e ter comida na mesa.
Quanto ás penalizações aqui proferidas, é verdade que existem, no entanto que me lembre só fui penalizado uma vez por esse facto em quase 3 anos de trabalho. Para além disso, quem é leitor sabe perfeitamente que o software está preparado para não errar, avisa sempre que o valor é inferior ou superior ao esperado num determinado cliente e, quando assim é temos que solicitar ajuda ao back-office de forma a nos permitir introduzir a leitura sem erro. No entanto é importante referir que estas penalizações existem porque alguns leitores não iam a casa dos clientes e inventavam leituras que mais tarde trazia graves prejuízos á edp e consequentemente a empresa que represento. Como em tudo na vida tem que existir regras e as mesmas estão no contrato explicadas, pelo menos no meu está e do meu sobrinho também.
Existem aqui pessoas como o Sr. Carlos que tanto ódio espelha e que diz que trabalhou para a Norleituras, gostava de ver o contrato dele com a Norleituras, saber exatamente o tempo que trabalhou e porquê que está com esta atitude lamentável?? Parece que está a ser pago para aqui proferir estes comentários sem qualquer nexo. Pelo menos os comentários dele coincidem com o inicio da atividade da Norleituras , quando ganhou o concurso aqui na zona que trabalho!! Será apenas uma coincidência.
Meus Caros Srs. trabalho de forma séria, sempre cumpriram comigo, sou leitor há 16 anos, há quase 3 anos que trabalho para a Norleituras na área de Viseu e de facto não compreendo o que move estas pessoas virem para aqui proferir tais calúnias. Para não falar daqueles que nos dizem que precisam de trabalhar e que tem filhos a passar mal e depois a empresa pede-nos para ajudar na formação e quando vêm para a rua desistem logo porque não querem é andar de porta-a-porta, queriam era carro, gasóleo pago etc..e os contadores é que deviam de ir ter com eles a casa…Assim era bom!! Tenham dó. Pode não ser o melhor trabalho do mundo, mas é concerteza um trabalho digno e só trabalha quem quer.
o que tenho a dizer é que gostava de ver alguém cá em casa a ver as leituras!
pois fica sabendo norcaca que no site vai direto a altas patentes e não a soldado raso cartas perdem-se, no site até o mundo abana e preciso e tomates para dar a cara e afinal não sei porque esta tão chateado até vos chamam de burros e aquilo que sei o homem até paga o novo sistema não permite falcatruas que houve irregularidades houve, ouve quem fica-se sem Miles contadores houve agora ao que sei não a epotse de falcatrua e preciso e trabalhar e tomar nota do trabalho para que não seja enganado e ter provas do que fala . e já agora eu não tenho nenhum partido gosto de tar informado estas coisa da net são assim toda a gente vê e preciso e cuidado não vão eles saber a que horas você se deita, um abraço de um internauta atento.
Não respondo a comentários de gajos afetos a esta “empresa”. Venho só dizer duas coisas: que informação acima listada está correta e é praticada mensalmente no salário dos leitores. E que a empresa não é uma empresa, mas um bando de miseráveis.
Não respondo a comentários de gajos afetos a esta “empresa”. Venho só dizer duas coisas: que informação acima listada está correta e é praticada mensalmente no salário dos leitores. E que a empresa não é uma empresa, mas um bando de miseráveis
APRENDE A ESCREVER JOAQUIM… METADE OU MAIS DE METADE NAO SE ENTENDE NADA CARALHO NAO TEM SENTIDO NENHUM… NORCACA MANDA ESSE GAJO PRO CARALHO FODA-SE
PARA JA NAO E JAQUIM! E JOQUIM E DEPOIS PENSAVA QUE SO IA PARA LEITOR pessoas com um QI ESLEVADO EMGAMEI-ME DESCULPEM MAS CONTINUO A DIZER QUE É PRECISO TER TOMATES PARA DAR A CARA IR AO SITE DA EDP AS RECLAMACOES E SUJESTOES E DAR CARA NAO E ESCONDEREN-SE ATRAS DUM FALSO NOME
PARA JA NAO E JAQUIM! E JOQUIM E DEPOIS PENSAVA QUE SO IA PARA LEITOR pessoas com um QI ESLEVADO EMGAMEI-ME DESCULPEM MAS CONTINUO A DIZER QUE É PRECISO TER TOMATES PARA DAR A CARA, E DAR CARA NAO E ESCONDEREN-SE ATRAS DUM FALSO NOME
Revisto e aumentado:
A Norleituras não tem página na internet. Na 1ª entrada do Google, a palavra remete para um website de denúncia de condições de trabalho.
Os leitores de contadores da Norleituras não têm contrato de trabalho. Não são, assim, regulados direitos e deveres para ambas as partes. Isso abre a porta a várias arbitrariedades e resulta, de forma imediata, na desconfiança de ambas as partes. Arbitrariamente, o patrão produz ameaças ao trabalhador descritas mais em baixo.
A recibos verdes, a Norleitura não deduz segurança social. Isso fica a cargo do leitor, fora as despesas abaixo indicadas.
A Norleituras não fornece viatura nem combustível para fazer leitura de contadores de eletricidade em todo o concelho. Há terras a 60 km de distância, por exemplo. O leitor usa viatura própria e paga o combustível.
A Norleituras não paga subsídios de qualquer espécie: nem de transporte, nem de alimentação, nem de férias.
A Norleituras não concede dias de férias. Deduz-se que o trabalhador deve trabalhar ininterruptamente.
A Norleituras pede – e exige – aos leitores que trabalhem ao sábado, pagando o mesmo.
A Norleituras paga no mês seguinte: entrando a dia 2 ou 3, só é feito o pagamento no final do mês seguinte.
A Norleituras não tem dia de pagamento: pode ser a 18, como a 25 ou muito frequentemente no último dia do mês seguinte ao trabalhado.
A Norleituras primeiro envia um documento excel para o leitor com os contadores feitos e quantia a pagar. O leitor passa um recibo verde e envia uma cópia para a Norleituras e só depois eles pagam,passados 2 dias. Ja houve dinheiro na conta a dias 1 e 3 do mês seguinte ao do pagamento.
A Norleituras não valoriza os recursos humanos que “contrata”. A Norleituras aceita qualquer pessoa para trabalhar, assim como descarta qualquer pessoa.
A Norleituras orienta mal os seus trabalhadores: entrega-lhes uma máquina apenas e deixa-os ir para o terreno.
A Norleituras distribui um colete apenas. Não distribui casaco para o tempo frio e não fornece cartão de identificação. Só passados meses, o cartão é entregue ao trabalhador.
A Norleituras não se interessa pelas condições de trabalho dos seus trabalhadores: se trabalham à chuva ou ao frio. A Norleituras não pergunta: “como está a correr? é necessário algum apoio, uma
indicação?” O trabalhador é deixado sozinho no terreno. O leitor tem que lidar com o mau tempo, com as reclamaçoes dos clientes, com cães nas quintas, saltar portões, e ser visto às vezes, como um
intruso, um possível ladrão ou malfeitor. É um trabalho totalmente desprovido de dignidade, sobretudo nas condições descritas.
A Norleituras não se preocupa com o trabalhador, preocupa-se com os lucros copiosos que obtém à conta dele.
O leitor caiu? Foi mordido por um cão? A Norleituras não quer saber. Está à chuva, ao frio, ou debaixo de um sol abrasador? A Norleituras não quer saber? Avarias e estragos no carro? A Norleituras não quer saber. A Norleituras quer saber dos resultados ao fim do dia.
A Norleituras coage sobre os seus trabalhadores. Através da funcionária Sónia Castro, telefona aos trabalhadores a pedir autoritariamente o resultado do trabalho. Frases: “Bom dia. O trabalho é para
entregar hoje?” “Esse trabalho, quando vem?” “Quando entregas esses itinerário?” “Quero esse itinerário entregue hoje!” “Bom dia, visto o trabalho (em geral, não o do próprio trabalhador) estar atrasado,
“pedia-te” que entregasses esses trabalho hoje”. Por estas frases se vê o teor do trabalho desta funcionária. Nunca se viu e ouviu semelhante miserável.
A Norleituras ao início só revela o essencial do trabalho, o mínimo possível. O pior vem depois.
A Norleituras promove auditorias à conta do trabalhador: um erro numa leitura, o leitor desloca-se a 30km para fotografar o contador. A deslocação não é paga. O erro sai do bolso do leitor: 18 euros. Um
contador bem lido: entre 0,20 e 0,30 euros.
A Norleituras todos os meses retira 10% do rendimento que ganhaste: chamam-lhe eficácia. É uma forma de pagar ainda menos ao leitor.
A Norleituras penaliza em 18 euros cada leitura errada.
A Norleituras subtrai 36 euros, caso um cliente faça uma reclamação. Os clientes fazem reclamações.
Um leitor experiente ganha entre 600 e 800 euros, a que se deduz todas as parcelas acima. Um leitor inicial não ganha isso.
A Norleituras já fez ameaças no sentido de não pagar o trabalho já efetuado.
A Norleituras já fez ameaças de anular o trabalho já efetuado pelo trabalhador.
mas este otario pensa que é alguém… mas fala comigo quem es tu? RESPONDE CARALHOOOOOOOOOOOO o que tu QUERES MEU?????????????????? FDP
Certo, certinho é que quem é explorado pela Norleitura tem um aspeto mesmo porco e seboso. A mim deram me um colete usado e sujo com preservativos usados no bolso. Obviamente nao o usei. E a pessoa que mo deu tambem parece que nao toma banho ha duas semanas. Unhas sujas e cabelo gorduroso .
Trabalho para uma empresa e penso que sou um caso de trabalhador com falsos recibos verdes, o que passo a justificar. “a) A atividade seja realizada em local pertencente ao seu beneficiário ou por ele determinado” – No meu caso é a empresa, através do equipamento ou de papel, que determina todos os locais a visitar. Tenho inclusive vários documentos em papel que indicam os locais que tenho de visitar a pedido da empresa. Em nenhum serviço, o local é escolhido pelo colaborador. “b) Os equipamentos e instrumentos de trabalho utilizados pertençam ao beneficiário da atividade;” O equipamento utilizado pertence à empresa. “c) O prestador de atividade observe horas de início e de termo da prestação, determinadas pelo beneficiário da mesma;” Através dos PrOgramas que indicadas as horas de início e fim de cada Loja. “d) Seja paga, com determinada periodicidade, uma quantia certa ao prestador de atividade, como contrapartida da mesma;” O pagamento é sempre efetuado ao dia 31 de cada mês. Os serviços prestados são pagos a hora + /Km (uma vez que a viatura é minha e não da empresa) e ainda 7.50€ de subsídio de refeição quando estamos a mais de 40Km de casa. Através do programa também facilmente se poderá verificar a forma de pagamento. Alguns serviços não pagam os KMS. “e) O prestador de atividade desempenhe funções de direção ou chefia na estrutura orgânica da empresa.” Nas funções desempenhadas, o meu serviço é sempre subordinado. Tenho que obedecer aos critérios exigidos pela empresa à qual presto serviços. Recebo indicações de como efetuar os serviços, tal como os colaboradores com contrato com a empresa.
Act fez inspeccao a uma loja que eu estava trabalhar combinado comigo.
O Act já notificou a empresa no dia 15 fevereiro, agora estou em casa sem trabalho e sem rendimentos!!empresa deve me dinheiro do mês dezembro pensavam que não queria receber por estar a receber 30 dias pela SS, como empresa paga ao dia 31 ( filmes ) fiz os serviços, antes de estar de licença de paternidade até dia 26-janeiro, quando voltei ao seviço por esquecimento não tinha trabalho!!em fevereiro fiz uns serviços que dá para pagar o gasóleo investido e a SS. Não sei Se vou receber e o que vou receber!! Podem ajudar?? ninguém garante que ganhe em tribunal!! Receber os créditos tenho que ir ao tribunal civil!!podem dar uma ajuda ?
Notificação sai do act dia 16
só posso dizer que em 2 meses fiquei sem 1000 contadores, e fui criticado pelos colegas de ter feito queixa, onde o sistema abanou de verdade, mas essa gente é impune são como o nosso governo comem todos da mesma panela.
Pois são, Sao umas bestas sanguessugas. Uns cangaceiros do pior. É tudo g ente honrada e vigarista.
Essa Sonia é uma miserável. Merecia uma sova em público e ser coberta de injúrias para ver se aprendia. A minha Lulu é mais digna do que ela.
Boa tarde, trabalhei para a norleituras 2 anos e no 1º ano correu tudo bem, até que começaram os descontos de eficácia e por aí fora, m,as mesmo tendo 90% aplicavam-me sempre penalizações, tentei a bem mas não deu resultado, resumindo; tenho outubro e novembro de 2014 por receber, estou com eles em tribunal, e tenho em meu poder o equipamento todo, tudo o que se disse de mal sobre a empresa é verdade e ainda pior.A mim roubaram muito, agora não roubam mais.
A culpa é só da EDP mais de ninguém.
Não tinha contrato e eles são VIGARISTAS, MAL EDUCADOS, CONVENCIDOS;NOVOS RICOS PATEGOS E PARÔLOS ETC ETC ETC,
Esta empresa norleituras é tão boa que até tem um sitio dedicado a reclamações, coisa que não acontece com as outras congéneres a prestar o mesmo serviço.
Este patrão não conhece o significado de VERGONHA, HONESTIDADE, DIGNIDADE,HUMILDADE, SENSATEZ, RESPEITO POR QUEM LHE AJUDA A TER COMIDA NA MESA, E CARROS NA GARAGEM,,E DIZIA-ME ELE QUE TAMBÉM JÁ FOI LEITOR!!! ESQUECEU-SE DEPRESSA, FICOU DESLUMBRADO EM POUCO TEMPO,MAS COM ESTAS ATITUDES SÓ ACELERA O SEU FIM, E É POR CAUSA DESTES PARASITAS QUE ISTO ESTÁ COMO ESTÁ ,E ELES PENSAM QUE VAI DURAR, E QUE PODEM APROVEITAR-SE DURANTE MUITO TEMPO!!!!ENGANO O DESTES INGÉNUOS, IGNORANTES E MENTALMENTE ATRASADOS, INSIGNIFICANTES, EMBORA JULGUEM O CONTRÁRIO, INSPIRAM NOVO- RIQUISMO POR TODOS OS POROS, NÃO SE ENXERGAM, O SENTIMENTO QUE ME INSPIRAM É DE PENA. UM ABRAÇO A TODOS.
até que enfim, surgiu alguém com tomates no sitio, porque quando um leitor fez queixa a edp que as coisas não estavam bem para o lado do leitor com o psl, que este senhor não tinha dignidade por ninguém foi criticado pelos colegas e expulso das leituras.
um abraço Orlando e força estou consigo e sim se forem ver o histórico das reclamações diretas no site da edp veram que a um ano atrás já foi feita uma queixa nesse sentido
O sr carlos Ribeiro devia de ser menos sadico ou porco .. antes de vir para aqui armado em Vitima que começe por devolver o material que levou quando desertou ..
Boa tarde a todos,
Desculpem , mas acho vergonhoso aquilo que vocês aqui fazem. Em vez de estarem aqui a falar estas coisas, porque não o fazem de forma digna sem andarem aqui na net. Os tribunais existem para alguma coisa. Agora vocês sabem que todos aqui que estão a falar mal desta empresa, e do proprietário, podem ser acusados em tribunal por difamação? Eu penso que nenhum de vocês sabe disso, podem ficar na miséria. Aliás até vos digo mais, patético é quem confia nestas coisas sem ouvir a outra parte. È lamentavel quem aqui escreve a dizer mal, e quem acredita no que vocês escrevem. Porque quem escreve não tem mais onde recorrer e pena que nem sequer mostrem provas concretas do que estão a dizer. Enfim seja com esta empresa ou com outra qualquer os malandros e invejosos nunca vão ter sucesso em lado nenhum, porque aliás certos comentários parecem mesmo de pessoas invejosas sem escrepulos e de malandros que não querem trabalhar e viver à custa dos outros e do estado e dos impostos, que como esta empresa e outras pagam.
Acho bom que todos vocês se retratem e tenham juízo, porque só se vão prejudicar.
Boa tarde a todos
Eu falo por mim porque tenho 66 anos e provas do que digo.Todos os leitores que conheço têm os mesmos problemas,os que dizem bem desta empresa lá terão as suas razões, só falo do que posso provar. Se alguém quiser posso dar o meu nº de telemóvel porque como disse,posso provar tudo o que digo.
Esta empresa devia ser honesta e dizer ás pessoas que vão iniciar o trabalho, que vão ter que fazer centenas de leituras de borla, embora essas leituras sejam faturadas aos clientes da EDP.
Devia também dizer que a EDP só penaliza a empresa abaixo dos 85%, que as leituras especiais são pagas a 2€ cada.
Ora a empresa paga a 1€ cada leitura, e eu já fiz muitas que só pagaram as leituras feitas,muitos contadores estavam avariados e embora tomasse notas não via 1 cêntimo disso.
Também me penalizavam menos de 88%, embora a maior parte da vezes tivesse 90€ ou mais.
Também desapareciam contadores no final do mês, e quando confrontados com esta realidade DOCUMENTADA não se dignaram responder-me, isto porque viram que só iriam insultar a minha inteligência, pois por exemplo no envio de itinerários com 4.200 leituras no final do mês faltassem 200 ou 300, o que já daria para baixar a eficácia,querem mais………….
Também estou com o assunto em tribunal que é o lugar onde se deve esclarecer a verdade.
Acho no entanto que é muito injusto para as pessoas terem quase que pagar para trabalhar , e depois terem que pagar para receber o pouco que a empresa lhes quer pagar.
Um abraço a todos
Mas andam quantos com a Norleituras em tribunal ?? E eu a pensar em concorrer a isto.. .
Quero deixar bem claro que as empresas são para ganhar dinheiro, e eu tenho muito respeito por quem arrisca, ousa e trabalha para formar uma empresa, e dar trabalho a outras pessoas, mas com regras e com um mínimo de respeito por quem para elas trabalha.
Senão vejamos;
A Norleituras concorreu e deu valor baixo por leitura para ganhar, mas se aceitou penalizações e valores de leitura, é a única responsável pela situação,porque assim nunca perde nada,é sempre o leitor que perde.
Até estava de acordo se eles dissessem isso aos leitores aqundo do início do contrato, porque se a mim me apresentassem um contrato desses (que eu agora bem conheço e tenho em meu poder uma cópia) eu nem sequer começava a trabalhar nessas condições, porque não fui eu que aceitei fazer 85% se por exemplo na praia da costa nova e barra que é uma zona de muita habitação sazonal, e nos meses de inverno é certo e sabido que em a eficácia desce, bem como em zonas rurais etc, etc, etc, mas todos os leitores sabem disto porque andam na rua.
Assim é um contrato viciado á partida, e o mais grave é que tendo sido o Patrão leitor, se aceitou estas condições é da sua inteira responsabilidade e não dos leitores pois sabia á partida que não ía conseguir cumprir,mas como o leitor é que perde!!!!!
A mim disse que fosse para a rua e quanto mais fizesse mais ganhava,e não me venham dizer que assim ninguém lutava por fazer o máximo, porque como já referi tenho 66 anos e sei muito bem o que é a vida,e nunca fiz menos que os novos, tirando nos primeiros meses até conhecer o terreno e as subtilezas do ofício.
E que dizer do programa antigo que os tri e bi horários para pagamento de leituras contava sempre só uma, mas para a eficácia contavam 3 ou duas…….
Só para que conste, e não pensarem que sou mais um a dizer balelas, tudo o que aqui digo já o disse por telefone e por escrito ao Patrão o ano passado, e estive a trabalhar até novembro, e eu é que me despedi, sabem porquê?porque já passaram por esta zona em 2 anos uns 9 ou 10 leitores, e eu e outro sozinhos trazíamos o trabalho adiantado, tínhamos que esperar que chegasse o dia 1 do mês seguinte para enviar itinerários já terminados há dois e três dias antes do mês a que pertenciam!!! e o Patrão não soube estimar-nos, viemos todos embora.
Acho que chega por hoje, mas se quiserem dou-vos mais, e deixo á vossa imaginação o preço que a EDP paga á empresa por leitura…o que nos paga a nós já o sabem.
Um abraço e boas leituras
Ai é ? Obrigado pelas informações que me parecem muito sinceras.
Sr. Orlando eu confirmo
Lidar com este embuste chamado Norleituras é mexer na lama. O lugar deles é na Barra do Tribunal no Mocho.
Boa tarde,
Estou a trabalhar como freelancer numa empresa espanhola, estou com recibos verdes e após enviar o recibo não me pagaram o mês de Janeiro.
Disseram que sei no dia 20 de Fevereiro, até hoje nada.
Podem ajudar como resolver este assunto?
Obrigado,
Boa tarde
Você não pode estar com paninhos quentes.
Deve denunciar já o nome da empresa, e todos os contactos com a mesma devem ser por email, ou por escrito, SMS, carta registada etc,assim pode chegar junto de um advogado e expor o problema.
Não deve entregar o equipamento enquanto não lhe pagarem.
Mas o essencial é dizer já o nome da empresa, aqui nos comentários.
Eu tenho a sorte de ter advogado em casa, mas quem não tem deve procurar um.
Se tiver contrato de trabalho pode dirigir-se ao tribunal de trabalho e falar com o Sr Procurador, que é de graça, e resolve o problema.
Um abraço e boa sorte
Ser leitor para a Norleituras NUNCA, MAS NUNCA NUNCA MAIS!
para norl. ou outro e igual o sistema está podre.
porque é que o estado não tem 600e para pagar diretamente ao trabalhafor e tem 3000e para pagar aos psl, que é 600 para o trabalhador e os outros para estas empresas, o estado e o único culpado mas o estado somos nos.
se o estado trabalha-se diretamente com o trabalhador poderia o operário ganhar mais alguma coisa e o estado ainda loucrava, assim quem ganha são os prestadores de servico sem terem muito trabalho e ainda fazem as leis como querem .
estive a trabalhar para um psl que 30% do ordenado era para ele e as penalizacoes era a doer, há muito para dizer acercá deste tema.
Sou leitor há 4 anos e nunca trabalhei para a Norleituras, mas já tive dissabores com outras empresas até finalmente conquistar alguma estabilidade.
1 – A EDP não coloca leitores nos quadros porque há uns anos esses mesmos leitores não se esforçavam tanto como se esforçam agora os actuais, pois tinham ordenado garantido e não ganhavam ao contador nem tinham de cumpriri eficácia. Mais: a maioria das primeiras empresas foram formadas por ex leitores (falo directamente da Digicamaleão de Arcos de Valdevez) que depois de indemnizados, eram convidados a coordenar certas áreas e convidados a concurso;
2 – Os leitores na maioria são falsos recibos verdes porque trabalham (ainda que indirectamente) unica e exclusivamente com a EDP passando pelo empreiteiro que se dá ao luxo de criar outra empresa paralela e de vez em quando obriga o leitor a passar recibo nessa mesma empresa a fim de fugir à contribuição de 5% à Seg Social: ISTO, SIM, DEVERIA SER DENUNCIADO.
3 – No que a mim me diz respeito, tenho a dizer que ao fim deste tempo todo um leitor é como que um escravo, um vassalo atrás de contadores e das pessoas que os abrem. Chega a ser uma profissão (se é que se lhe pode chamar) inglória, que retira qualidade de vida e só dá chatices. Claro que há CLs bons, que têm muita zona urbana e muitos prédios, mas onde eu trabalho, 70% é rural e torna-se um luxo fazer 120 leituras num dia. Ora, aos preços que correm, torna-se dificil pagar a Seg Social, gasolina e muitas vezes nem há dinheiro para devolver o IVA. O que é certo é que a EDP sabe e está-se marimbando.
4 – A primeira empresa com quem trabalhei pagava mal e porcamente, tive meses de tirar pouco mais de 500 euros mas com o andar dos tempos fui melhorando e neste momento posso dizer que poucos kes falho em cada itinerário. Isso leva muito tempo a conseguir, tem de haver uma boa colaboração com os outros leitores e até com os Srs das OS. Não é num ano que se interioriza um CL ao pinto de decorar praticamente roteiro a roteiro mas é possível.
5 – Depois vieram os CTT Expresso que sub contrataram empreiteiros e houve uma confusão enorme, má gestão, tive de ir pra Tribunal, pagar para receber e ainda me ficaram com metade mais inumeras Notas de Incidencia para as quais me incentivaram a fazer. Uma vergonha, tão grande que a EDP provavelmente se encheu e acabou com a parceria.
6 – Segundo ouvi dizer parece que houve uma fusão no Norte com a Norleituras, Segurlight e o Sr Barranco (penso que é À Luz da Vela) para substituirem os CTT Expresso. Eu prometi a mim mesmo que a recibos verdes nunca mais trabalhava e assim, propus fazerem-me um contrato de trabalho, caso contrário desistia. E consegui. Claro que isso tem contrapartidas, pois eu tenho de ser responsável pelos itinerários (não posso simplesmente lembrar-me e parar duas ou tres semanas), tenho de fazer igual ou melhor, tenho mais que nunca de meter Notas de Incidência, tenho em suma de ser o melhor leitor possível. A questão do ordenado é facil: tenho de produzir para cobrir o salário minimo mais seg social do empregador (+ ou – 130 euros). Entendo que nem todos os leitores estão em posição de negociar mas acreditem numa coisa: essas denuncias e queixas só vão acelerar o processo de montagem dos kes de telecontagem, pois a EDP está ansiosa por colocar isso em marchae ver-se livre de leitores e PSLs. Os TPLs estão a marcar coordenadas também para terem a localização mais ou menos exacta de cada PM…
O que são “kes de telecontagem” e “PSL”?
Bom dia
Eu penso que PSL são prestadores de serviços de leituras, e Kes de tele-contagens, são contadores que enviam as leituras por meio de tele-contagem, ou seja por SMS, como aliás já existe em muitos contadores como por exemplo em padarias.
Acho eu!!!!!
Muito bom Beto. Sem vocea jamais timoares estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abrae7o, Vitorio.
Muito bom Beto. Sem vocea jamais tomaires estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abrae7o, Vitorio.
Retificação do texto acima
Também me penalizavam menos de 88%, embora a maior parte das vezes tivesse 90% ou mais
amigo Fernando já ouviu falar de objetivos ou é só para o desgraçado do particular que quase não ganha para comer, e não acredito que uma pessoa que vá para leitor ou outro trabalho não se esforce para ir mais longe quanto mais não seja para manter o seu posto de trabalho, eu não sou ninguém para julgar os outros mas sei observar o que está mal, sou um cidadão atento.
Bom dia Sr. Fernando
Mas o contrato de trabalho a que se refere não lhe retira as chamadas penalizações?
Não estou a entender em que é que o contrato de trabalho o beneficia! eu tenho uma cópia de um contrato de trabalho da norleituras em meu poder, e se me apresentassem um contrato desses para eu assinar, dependendo da disposição com que estivesse nesse dia acho que se calhar mandava a pessoa ir mamar na quinta perna de um burro, porque é um contrato a que eu chamaria de XICO ESPERTO já viciado á partida, porque quem tomou esse compromisso com a EDP, já sabia á partida que a maior parte dois itinerários não se conseguem fazer a 85% que é quanto a EDP exige ás empresas, embora a nós nos obriguem a 88 ou 90%, porque a mim nunca me explicaram nada das percentagens, era só descontar e quando confrontados não se dignam responder.Será que pensem que somos todos POBRES DE ESPÍRITO?
Se as pessoas contratadas não conseguirem fazer o exigido então despeçam-nas! porque não o fazem?porque é mais fácil e rentável para eles que continuamos a trabalhar e todos os meses nos descontarem centenas de leituras, que era o que me acontecia a mim, mesmo com 90% conforme posso provar descontavam sempre, embora essas mesmas leituras fossem faturadas ao cliente.
Se não fosse por estes contratos mexerem com a vida e dignidade das pessoas e ser um assunto sério eu diria que é hilariante só daria para rir!!
Então eu saio de minha casa casa vou a expensas próprias a cerca de 35 km fazer 780 leituras numa zona em que demoro 4 dias, faço cerca de 300km,POR ALMA DE QUEM?e depois não me pagam as mesmas ao fim do mês dizendo que é por causa da eficácia?e eu tenho esse mês 90%? , isso para mim só tem um nome!!!ROUBO.
Então pergunto o porquê e não respondem?Só tive um meio de saber TRIBUNAL.Atenção que refiro-me sempre á zona de ÍLHAVO E VAGOS, que é onde era leitor,e em dois anos já passaram por cá mais de uma dúzia de pessoas.
Um abraço a todos
E na minha zona entram uns, ficam uma semana, um mês…vêem no que se meteram e com quem estao a lidar e saem. ..para ver o bom que esta javardice é.
Obrigado Sr Orlando, é mesmo isso.
Os contadores de Média Tensão estão todos a emitir por telecontagem (ainda cheguei a fazer leituras desses contadores até serem todos substituidos e as leituras eram mensais e muito bem pagas), não é só em padarias, mas também bancos, super/hiper mercados e outras grande superficies com consumos avultados e muita potência contratada.
Amigo Joaquim, não sei a que objectivos se refere.
Penso que as pessoas que aqui escrevem querem maioritariamente denunciar o caso dos recibos verdes na Leitura de Contadores. Sinceramente acho que pouco ou nada vão conseguir, uma vez que não acredito que a EDP se encha de pena ou o Tribunal obrigue a EDP a fazer contratos individuais de trabalho a cada leitor. Posto isso, sugiri eu memo ao PSL e consegui.
Não sei se os outros PSLs também fazem: é uma questão de dialogarem com a NorLeituras…
Agora, ir mais longe? No ramo das leituras?? Só se for para um CL mais distante… Isto está por poucos anos: acredito que em 2020 os kes analogicos estejam todos levantados e metade dos outros já estejam a transmitir… depois é uma questão de tempoaté desaparecerem de vez e lá se vai o leitor…
Sr Orlando, vamos por partes:
a) caso eu tenha penalizações tenho de as descontar do meu bolso. Como já tinha dito, faturo sempre mais do que o salario minimo e por isso há sempre algum dinheiro extra no PSL para essas penalizações, caso surjam.
b) a eficácia depende da zona onde trabalham , de como a trabalham e de há qto tempo andam. Digo isto porque é raro enviar um itinerário abaixo dos 90 %. Sem batota. Mas como disse, depende da zona e do conhecimento do leitor.
c) vantagens? Direito a desemprego, vi-me livre de IVAs, IRS e de muitas outras atenuantes que faziam de mim rico mas que na verdade não contabilizavam os custos que um leitor a recibos verdes tem (seg social, devolução de iva trimestralmente, correr o risco do empreiteiro não devolver o IRS às finanças…), direito a baixa, entre outras vantegens… Pensei que era disso que se tratava este blogue…
d) sempre defendi que a eficácia deveria ser revista CL a CL, tal como defendo que os CLs não deveriam ter mais de 3 leitores, ou seja, deveriam ser mais pequeno, de forma a que o leitor corresse sempre a mesma zona e as pessoas e ele se habituassem. Não conheço Ilhavoe Vagos mas acredito que não seja pera doce, como em outros sitios no Norte Interior.
e) por fim, este blogue destina-se a uma luta contra a modalidade dos recibos verde e eu só mostrei uma alternativa, mas já vi que aqui o alvo é a NorLeituras (nada contra nem a favor), quando o alvo deveria ser a própria EDP. Também li queixas de cães, chuva, sol e distancias: se estivessem nos quadros da EDP isso continuava, não? Faz parte do serviço externo. Pessoalmente como já referi, a unica mudança que acho que vá haver é a profissão de leitor acabar por desaparecer, até porque eles já tiveram leitores nos quadros e foi o que se viu… O serviço externo da EDP está quase todo atribuido a empreiteiros. Os preços estão espremidos e garantiram-me que já vêm espremidos da EDP, ou seja, não há muito por onde pegar. Pobre de quem precisa de trabalho e tem de se sujeitar a estas condições.
Sr Fernando
Acho que vai para aí muita confusão;
1º Eu ganhava muito mais que o ordenado mínimo.
2º Esse problema das penalizações para mim nem sequer se põem, porque o trabalho efetuado tem que ser pago até á última leitura.
Esse contrato que eu nunca tive e que agora conheço,é uma anedota, quem faz esse contratos devia ir para a cadeia.
Por não ter contrato é que nunca aceitei penalizações, e quando as quiseram impor fui para tribunal, e é precisamente por não ter contrato que me têm que pagar as leituras até á última, percebe agora?
3ºA única penalização que aceitei foi as leituras erradas, o que aliás considero exagerado,porque até os funcionários que trabalham com dinheiro têm uma quantia para possíveis enganos.
4º Se todos tivessem a possibilidade que eu tenho de aceitar estas condições eu queria ver o que estas “pretensas empresas”faziam ou a EDP que é a primeira culpada, sendo a segunda culpada as pessoas que aceitam trabalhar nestas condições, (bem sei que não têm alternativa) mas eu nem que fosse apanhar berbigões para a ria, A MIM O TRABALHO EFETUADO TEM QUE SER PAGO, e fico mesmo furioso quando me vêm dizer com todo o desplante que tenho que fazer centenas de leituras de borla para a EDP,porque não fiz 88%, como se fosse eu que aceitasse essas condições com a EDP!!!! posto isto, o pessoal que aceita estas condições lá terão as suas razões,mas têm aquilo que merecem.
5º Também não me parece que esteja informado dos preços que as empresas recebem, das das penalizações que as mesmas têm, e do que pagam aos leitores, etc etc etc…..
Também tenho a sorte de ter advogado em casa, mas que não tivesse nunca assinaria um contrato que é á partida já viciado,porque as empresas sabem e a EDP sabe que não é possível em muitos casos cumprir, ora se de antemão já sabem porque teimam em fazer esses contratos? Porque assim ao abrigo do mesmo, já sabem que o desgraçado do leitor vai fazer de borla muitas centenas de leituras que no entanto a EDP fatura aos consumidores, AGORA MULTIPLIQUEM ISTO POR 200 LEITORES!!!!!!!
Um abraço
Boas
No dia 17 de Março mencionei que tinha havido uma fusão de empresas entre a Norleituras, Segurlight e Á luz da Vela.
A verdade é que a Norleituras não faz parte desta fusão mas sim O Roteiro do Saber, daí o meu pedido de desculpas.
Esse João tem o cargo de Chulo e a Sonia de Amante
Só leio leitores que não prestam pra nada, ide trabalhar marmanjos. Queixam-se como crianças disto e daquilo, não sabem o que é trabalho. Andar com uma maquineta a ler contadores até o zé copito faz isso.
No fundo Sao uns ratos, umas baratas. É o nome mais certo para a norleituras são uma doença na sociedade .
diz que a norleituras anda a fazer trabalho de março e que os contadores sem contrato nao saiem pra leitura em 2015 devido a este atraso: afinal trata se duma grande empresa com influencia na edp: carrega norleituras, a edp está contigo, o resto é paisagem
Bom dia
Interessante mesmo é que por muito que mal possam dizer , uns da EDP, outros da Norleituras, ontem fui vêr, como tenho alguns conhecimentos a nivel de tribunais e advogados, se existe algum processo a nivel de leitores contra a EDP ou a Norleituras, e para meu espanto NADA.
Então posso deduzir que estas pessoas que vêm para aqui dizer mal ou até fazer acusações, não devem ter ponta que se lhe pegue, ou seja posso fazer a pergunta: SERÁ TUDO MENTIRA?
OU ANDA ALGUÉM A QUERER MINAR OS TRABALHADORES?
Chego a uma conclisão muito triste não passam de uns cobardolas.
Deixem trabalhar quem quer trabalhar, nao se metam.
Acho que simplesmente alguns querem por INVEJA, estragar a vida de outros.
Bom dia,todos os leitores que conheci merecem realmente tudo o que o Patrão lhes faz, pois não se ajudam a eles mesmos nem aos colegas, nunca vi tanta POBREZA DE ESPÍRITO!
Quem é petra? em que zona faz leituras? conhecimento em tribunais?não há nenhum processo?MAIS UM TRISTE……………………………………
Há um cheiro nauseabundo vindo ds lados de Gaia…
Nao tem processos em tribunal a norleituras? ! Tem la agora…semelhante ultraje nao se deve fazer a uma empresa exemplar! Nao sei como é que esta gente honrada e vigarista ainda não recebeu um premio de mérito e excelência empresarial. É so funcionários competentes e competentes resultados.
Aiiii tanta dor!
O que vejo aqui é um carlitos desesperado desde que nasceu…ou se calhar desde que a vida lhe correu menos bem, ou terá sido bem?! Sabe lá ele!!!
Depois são Ratos…ora…ratos, esgoto, mau cheiro e putrefação….explicado o nome!
Se experimentarem trabalhar e / ou deixar fazer isso quem quer, não será melhor?
Alguns comentários que li aqui, são provenientes de pessoas que têm tanto, mas tanto a apontar! retardados, trabalhai.
mas afinal aqui fala-se de que? dos falsos recibos verdes ou contra a Norleituras? ou a favor destes?
Bom dia Sr. Orlando,
Assim como tenho todo o respeito, exijo respeito de igual forma, alias não tenho a sua indole nem quero.
Apenas o que me limitei a fazer foi averiguar, e se existem provas em contrário Sr. Orlando, porque não espelhar aqui?
Tem processo em tribunal diga me qual o nr. do processo, depois falamos.
Isto infelizmente não passa de uns aleijados que só querem viver à custa do estado e para quem desconta para lá.
Epa, snf ..snnff .., que cheiro a merda! ! Ora cheira. ..De onde vem?
Realmente esse é um excelente desafio, vamos agora ver quem os têm no sitio para numerar aqui os processos de tribunal contra a Norleituras. O caminho do insulto é que é desnecessário.
NAO SE LAMENTEM MAIS, OLHEM PARA O GOVERNO E SO CORRUPSAO E NIMGUEM SE IMPORTA, É TUDO FARINHA DO MESMO SACO, COMEM TODOS DA MESMA PANELA, ASSIM SO ESTAO A DAR PODER A TAL DE NORL—-AS, QUE PASSA DE REU A VITIMA , NAO VEM QUE É TUDO POLITICA E FORAM ALGUNS DE VOCES QUE LA OS METERAM, TENHAM JUIZO E ISSO QUE ELES QUEREM PUBLICIDADE AO FIM E AO CABO ELES CONTINUAM LA E O PEQUENO CONTINUA SEM TRABALHO E MAIS A PROFICAO DE LEITOR NAO ESISTE SO SE PREJUDICAO A VOCES PROPRIOS, E OLHEM QUE EU SEI O QUE DIGO.
A CONVERSA JA VAI LONGA .
COMPRIMENTOS: JOQUIM
Sr. Orlando lembre-se que nem todos são reformados , tem despesas ao fim do mes, o que é que queria que fossem todos por aquilo que você diz , você era o próprio a dizer que não precisava disto, o lugar dos reformados e na reforma, a tomar dos netos, a sua idade já está ultrapassada, a malta nova tem outro pensar e por causa de atitudes como a sua que o país não anda, se tem a fazer algo faca-o sozinho não procure ajuda porque não há e quando nos queremos fazer algo não vimos fazer publicidade para a net que é o que eles querem e publicidade.
Comprimentos
NOTA.: POR FAVOR NAO FACAO MAIS PUBLICIDADE SE CONHECEM FALCOS RECIBOS DIVULGUEM-NOS QUE É DISSO QUE SE TRATA
É ainda lhe digo mais eu conheço alguém que até pagava para fazer leituras só por trazer um terminal e estar online e (trabalhar para a edp) / VAIDADE\
Ó joquim que escolaridade é a tua? ?
a escola da vida
Vi logo. É boa mas nao chega.
Sr. Miguel eu sou como o treinador do Benfica só me engano quando quero e ao que parece, para bom entendedor meia palavra basta.
Orlando Dinis Pimentel Santos
Rua Nuno Gonçalves nº37
3830-704 Gafanha da Nazaré
Leitor da Norleituras nº2528
Orlandopimentel49@hotmail.com
965630206
234361631
Exmo. Sr. Presidente do conselho de Administração da EDP
Dr. António Mexia
Exmo. Sr.
Venho por este meio comunicar que tendo sido leitor de contadores da luz da EDP por conta da Norleituras durante 2 anos, e nunca ter tido contrato algum, embora por várias vezes o solicitasse a fim de tentar entender os descontos e penalizações, e como nunca me era dada qualquer explicações, venho expor o seguinte:
Depois de vários contactos com a citada empresa sem resposta além das que junto envio, acabei por deixar de prestar serviço para a mesma solicitando explicações porque me pagavam menos leituras que as efectuadas, enviadas e FATURADAS AO CLIENTE DA EDP.
Só no mês de Outubro estão a ROUBAR-ME 780leituras, umas porque dizem que não chegaram por culpa da internet! Outras por penalização que não tenho porque enviiei as leituras com média de 90%,Será que o Sr Paulo acha que somos todos pobres de espírito?
Encarreguei o advogado de tentar receber o dinheiro em falta, entregando todo o equipamento no seu escritório, e desde Fevereiro não obteve resposta, dando-lhe eu instruções para seguir com queixa em tribunal.
Como sou associado da DECO vou enviar também a essa Entidade todos os documentos, tudo isto era o que eu tentei evitar, pois estou consciente que a EDP é uma entidade de bem.
Eu avisei o Patrão que nessas condições não trabalhava, e Ele concordou mas só por telefone, mas como é um VIGARISTA voltou logo aos descontos que como poderá verificar não têm fundamento.
Para mim é muito desagradável, e sinto-me muito incomodado com tudo isto, porque além de mexer com a minha dignidade, nunca pensei que com 66 anos tivesse que pagar para tentar receber cerca de 1.400€ de dois meses de trabalho de 10 horas diárias, ao sol e á chuva, sim porque a minha área de trabalho era em Vagos e Ílhavo, que na maioria é zona rural e de praia que é de habitação sazonal, onde se demora muito mais que na cidade a fazer as leituras.
Rogo-lhe pois Exmo. Sr. Que para verificar que não são queixas piegas de uma pessoa que não gosta de trabalhar, bem pelo contrário, seria fácil mandar verificar só o mês de Outubro de 2014 o nº de leituras efetuadas pelo leitor 2528, que foram debitadas ao cliente, e o nº de leituras que a EDP pagou no mesmo mês á NORLEITURS referente ao mesmo leitor. Isto acontece com muitos leitores que simplesmente não se manifestam porque não podem, só por este centro de leituras já passara mais de uma dúzia em 2 anos, e o meu colega em Janeiro despediu-se e teve que lhe enviar o aparelho á cobrança, para receber o que o Patrão lhe quis pagar porque precisava do dinheiro, e já tinha emitido o recibo.
È prática corrente da Norleituras este procedimento, e julgo estarem algumas dezenas de TPL na mesma situação, ou seja: na casa de antigos leitores, á espera de pagamento por parte da empresa, isto porque se entregarmos o aparelho nunca mais recebemos.
Agradeço de antemão toda a atenção que ao assunto possa dispensar para minha tranquilidade de espírito
Gafanha da Nazaré 04-05-2015
Queira receber os meus respeitosos cumprimentos.
Obrigado
Orlando Pimentel
Sr Orlando, o que é que é isso, ó meu?
Estou mesmo a ver o Mexia a preocupar-se consigo…
O mais que pode acontecer é a norleituras perder essa área de leituras e voce ter depois o prazer de trabalhar com outro prestador de serviços.
Agora exemplos de falta de transparência nos pagamentos, isso é o que há mais nos prestadores de serviços que recebem à unidade. Até da própria EDP há essa falha (principalmente nas notas de incidência por pagar ou propositadamente anuladas…).
A telecontagem vai resolver isto tudo.
Apoiado! Denunciar os vigaristas é de elementar Justiça.
Se todos fizerem isso essa empresa, ou nem sei que nome lhe dou aquela merda, ia para o desemprego.É triste não nos podemos juntar todos, contra esses ciganos de meia tigela. Nem greve se pode fazer. Essa empresa devia acabar já cheiram mal nojentos
a norleituras vai ao charco
Volta telecontagem estás perdoada. Os srs. Engenheiros bandalhos devem cair. A Norleituras ao charco, que dá mau cheiro a Gaia.
tudo isso foi denunciado diretamente no site da edp logo no inicio, em reclamações, quando alguém ficou sem 1000 contadores num mês, deu bronca da grande desde contas bloq…….., até…….
não dá para se juntarem nas se todos fizerem queixa no site da edp já ajuda muito a União faz a força, se isso ta tão mau por que não seguir outros caminhos
Alguém consegue confirmar se a Norleituras perdeu mesmo o concurso ou é só boato?
é boato
Então o comentário anterior a dizer que a Norleituras vai ao charco referia-se a quê?
foi uma suposição. supostamente a norleituras deveria ir ao charco mas aparentemente não vai, pelo menos até haver novo concurso.
a Norel. não vai ao charco pelo menos para já está a ficar com as leituras gas água luz e vai ficar a nível nacional……….(e pulitica)
Dá mau cheiro ao País todo, mas a culpa não é dele é do sistema que está podre, por mais denúncias que haja dá a impressão que convém até á EDP, e como o deixam proceder assim……até parece que comem todos!!!!!!!
E uma empresa que necessita urgentemente de pedir desculpa aos seus trabalhadores, dar lhes um contrato de trabalho e trata los com a dignidade e respeito merecidos por qualquer pessoa.
Atenção a todos os que trabalham a recibos verdes (seja para a Norleituras ou outra empresa):
Se não entregaram o anexo SS junto com o Modelo 3 de IRS em 2013 e 2014 não vão ter direito a subsídio de desemprego, mesmo que trabalhem apenas para uma empresa.
Acabei de receber o indeferimento da Segurança Social.
Se não tiver 720 dias de descontos depois da alteração da lei ou não for considerado economicamente dependente, o trabalhador a recibos verdes não tem direito a subsídio de desemprego.
Para ser considerado economicamente dependente é preciso ter entregue o anexo SS com o IRS de 2013 e de 2014, senão nada feito.
Vou entregar uma declaração de substituição para cada ano, mesmo pagando a coima, para ver se resolvo a situação.
Quem não entregou, informe-se para não ser apanhado de surpresa tarde demais.
não sei se será bem assim mas vou averiguar
O meu post anterior está bastante resumido mas o cerne da questão é este: Se não entregarmos o anexo SS (que é obrigatório), a Segurança Social jamais considerará que o trabalhador independente é economicamente dependente, logo o subsídio é indeferido por esse motivo.
Confirmo: é verdade sim senhor. Eu entreguei, por isso estou safo.
Essa tal dita empresa já cheira mal, na zona do fundão, já ninguém quer trabalhar, para esse montes de merda. Eu neste momento estou a trabalhar para a junta de freguesia, varredor de ruas, ganho mais aqui neste trabalho, fazer 8 horas do que na norleituras a fazer 12 horas diarias. Na norleituras tirava em média 700e tinha todos meses de pagar segurança social, desgaste do meu carro, combustivel, quando chegava altura de levar o meu carro a inspeção, tinha de levar o carro oficina para meter amortecedores, transmissões…. Nas quintas dava cabo do carro todo, mais dores de cabeça que tinha em ouvir os clientes com reclamações que não eram da minha competência, corri perigos por causa de cães, não tinha qualquer valor para essa empresa pagavam 0.26 cêntimos ao contador e por vezes roubavam-me, ainda me descontavam os 10% do pouco dinheiro que me davam, por não atingir a percentagem de contadores lidos, não tinha diritos, nem ferias. Os lucros que tinha andavam nos 400e talvez nem isso.
Agora apanho o lixo, do chao, limpo as ruas, ganho salário minimo, subsídio de alimentação, tenho ferias, não ando a fugir de caes, nem a ouvir reclamações de clientes, trabalho 8h diarias. E agora consigo comprar mais comida para por na mesa e pagar as devidas contas, quando trabalhava na norleituras tinha meses que para pagar as contas todas mais o combustível que meti-a para poder trabalhar, ao fim faltava-me o dinheiro para dar de comida aos meus filhos, agora não lhes falto com comida, passo mais tempo com os meus filhos e a minha mulher e pago as contas da casa. Norleituras cheira mais mal que o próprio lixo. São um nonjo uma vergonha
Essa tal dita empresa já cheira mal, na zona do fundão, já ninguém quer trabalhar, para esse montes de merda. Eu neste momento estou a trabalhar para a junta de freguesia, varredor de ruas, ganho mais aqui neste trabalho, fazer 8 horas do que na norleituras a fazer 12 horas diarias. Na norleituras tirava em média 700e tinha todos meses de pagar segurança social, desgaste do meu carro, combustivel, quando chegava altura de levar o meu carro a inspeção, tinha de levar o carro oficina para meter amortecedores, transmissões…. Nas quintas dava cabo do carro todo, mais dores de cabeça que tinha em ouvir os clientes com reclamações que não eram da minha competência, corri perigos por causa de cães, não tinha qualquer valor para essa empresa pagavam 0.26 cêntimos ao contador e por vezes roubavam-me, ainda me descontavam os 10% do pouco dinheiro que me davam, por não atingir a percentagem de contadores lidos, não tinha diritos, nem ferias. Os lucros que tinha andavam nos 400e talvez nem isso.
Agora apanho o lixo, do chao, limpo as ruas, ganho salário minimo, subsídio de alimentação, tenho ferias, não ando a fugir de caes, nem a ouvir reclamações de clientes, trabalho 8h diarias. E agora consigo comprar mais comida para por na mesa e pagar as devidas contas, quando trabalhava na norleituras tinha meses que para pagar as contas todas mais o combustível que meti-a para poder trabalhar, ao fim faltava-me o dinheiro para dar de comida aos meus filhos, agora não lhes falto com comida, passo mais tempo com os meus filhos e a minha mulher e pago as contas da casa. Norleituras cheira mais mal que o próprio lixo. São um nonjo uma vergonha.
Boas…
ao que parece já acabou a saga…Engraçado não acham a saga só aparece quando o contrato com a EDP está para ser assinado. E a verdade é uma é sempre contra a -Norleituras. Porque será? Por esta representar a EDP mais de 50 % no país? Talvez… A inveja é muito feia gente, mas aqo que parece esta empresa continua de uma forma séria, porque sempre vejo leitores da Norleituras a visitar a casa das pessoas eisto sim é uma forma séria de se trabalhar.
Ao que parece muitos sentem inveja do sucesso dos outros e tentam deitar a baixo quem de forma séria trabalha…Deixem-se disso e olhem cada um pels suas vidas e a fazer tudo de uma forma séria, porque se assim não o fizermos um dia a vida vira-se contra ´nós e ai sofremos as consequências de todo o mal que desejamos aos outros ou que fizemos.
Bom trabalho
Petra Moreira, quer reacender o blog anti Norleituras? Tudo bem.
– na maior parte das vezes (ainda pra mais neste negócio das leituras) sucesso de uns é conquistado pelo sacrifício de muitos outros
– representa 50 % do território? há uma diferença em representar e representar bem (pelos rumores, há áreas lá pro centro do país que estão uma vergonha e representar isso não é lá muito bonito)
– além disso a telecontagem vai entrar no grande Porto: lá se vai os 50 %
02/09/2015 Outlook.com orlandopimentel49@
hotmail.com
data:text/html;charset=utf8,%
3Cspan%20style%3D%22color%3A%20rgb(68%2C%2068%2C%2068)%3B%20fontfamily%
3A%20Calibri%2C%20sans…
1/1
From: ContactosDACVE.EXTERNO@edp.pt
To: orlandopimentel49@hotmail.com
Subject: Comunicações que dirigiu ao Presidente do Conselho Executivo e Provedor de Ética
Date: Thu, 25 Jun 2015 16:04:17 +0100
Ex.mo Senhor Orlando Pimentel
Recebemos a sua carta, que dirigiu ao Presidente do Conselho de Administração Executivo, Dr. António Mexia, em que
manifesta o seu desagrado com o modo de atuação da Norleituras.
Analisada a situação apresentada, permitimo‐nos prestar os seguintes esclarecimentos:
‐ a EDP apenas intervém na relação contratual entre os Prestadores de Serviços de Leitura e os seus Leitores numa
perspetiva de credenciação em termos de capacidades técnicas e comportamentais para a prestação do serviço;
‐ a responsabilidade pela aquisição e manutenção dos equipamentos é dos PRESTADORES de SERVIÇOS;
‐ o contrato entre a EDP Soluções Comerciais e os Prestadores de Serviços prevê a atribuição de prémios e penalidades,
conforme os níveis de serviço estabelecidos contratualmente são ultrapassados ou não são atingidos;
‐ assim, é provável que as empresas repercutam nos seus leitores algum tipo de bonificação/penalização quando os seus
resultados individuais contribuem para o atingimento, ou não, daqueles níveis.
Com os nossos cumprimentos.
Sita Carvalho
A norleituras só faz o que a EDP os deixa fazer, como vêm até os aparelhos de leituras (TPL)
São deles e não da EDP, eu tenho o meu TPL, bem como todo o equipamento há um ano em casa, mas como a norleituras me deve 1.400€ e o TPL vale menos, não me pagam e não o vêm buscar.
Vou fazer um quadro com tudo isso e colocá-lo em exposição junto com as minhas outras coleções.
Os meus cumprimentos a todos os que os merecem
Orlando Pimentel
Boas pessoal…
Trabalho para a ludidinamic +- à um ano no concelho de Oeiras nas leituras de electricidade, e até agora os pagamentos tem sido feitos a tempo e horas… Obviamente que não é um trabalho fácil nem algo do género, mas pelo menos pagam a tempo e horas.
O único problema é os valores praticados por leitura.. 0.16€ e 0.19€ (valores limpos), e as notas (avarias, fraudes, etc) não serem pagas na totalidade, se faço 200 pagam nos máximo 150 +-, o empreiteiro diz que é a EDP que não lhe paga, será?
Isso daria para aumentar um pouco o ordenado…
Mais alguém trabalha com a ludidinamic?
Em relação á Norleituras, quero deixar aqui esclarecido que tendo eu tido uns mal entendidos com a mesma, entre o nº de leituras efetuadas e e as que me foram pagas, e não admitindo que isso aconteça, ficando mesmo furioso com isso, e como tenho tudo documentado,só agora consegui chegar ao erro, embora de origem INDETERMINADA.
Apresentado o problema á Norleituras na Pessoa do Sr Paulo, logo se prontificou a verificar a situação, o que está a acontecer neste momento.
Assim sendo e como não tenho nada contra a citada Empresa, continuo a fazer leituras esperando a regularização do erro, que até nem é nenhuma quantia significativa, mas para mim trabalho é trabalho e conhaque é conhaque, até podia ser por uma leitura só…….
Tudo isto sem prejuízo de caso não seja justamente resolvido,ter que o ser no local próprio.
Um abraço a todos
Orlando Pimentel
Ahahahah afinal a norleituras não é assim tão ma, ainda aceitou um idividuo que pôs a empresa em tribunal isso é só louvores, para a empresa ahahah um homem que deitou os colegas abaixo que eram uns coitados que não tinham mais onde trabalhar, que não precisava nada disto, afinal voltou para as leituras, vira casacas, e ainda diz que foi um erro de origem ideterminada, só pode ser um pedinte que tem a mania que é rico o então é um roto reformado que anda a tirar o lugar de quem precisa trabalhar (eu acho e levou as pregas do cu arrochadas) ahhhhahhh
abraço…Joquim
Até onde chega a dignidade de um HOMEM????? eu tinha vergonha, ainda tenho a minha dignidade.
então não pede desculpas em público a e – p
Cumprimentos
Vim aqui parar por mero acaso,pois vi hoje k a empresa Norleituras está a recrutar..fiquei um pouco confusa com a seriedade da empresa..Alguém trabalha para esta empresa na zona norte, tipo porto,valongo, etc?
Obrigado
A dignidade é um homem trabalhar, não guardar rancores,e reconhecer quando se engana ou muda de opinião, pois só os BURROS o não fazem.
A mim nao me enganam mais, Deus me livre se volto a trabalhar para a Edp a recibos novamente, era só trabalhar para pagar!
Sei q houve inspeccoes da ACT em algumas empresas mas nunca houve um resultado a favor de quem trabalha.Só trabalhava para despesas e ainda fiquei a dever uns meses na Seguranca Social q ainda nao sei como irei pagar.No meio disto tudo ainda fiquei sem dois carros e uma mota, porque o desgaste era tanto q nao valia apena arranjar .
ze, tu nunca trabalhaste pra edp, mas sim pros empreiteiros que prestam serviço a esta. ou seja, tu pra edp nao passas de um nada. querem eles lá saber dos carros que avariaste ou se um cao te morde ou um gajo te bata na cara, eles querem é leituras, nao interessa o que passas para as obteres.
Sim, isqueiro, eu sei disso, sei q nao trabalhava para a Edp, apesar de nunca ter sido visto para as pessoas em geral,como o leitor da empresa X ou Y mas sim como o leitor da Edp.Como é obvio as pessoas nao sabem disso e muitas perguntavam se o carro ou mota eram da Edp ou se recebiamos o dinheiro q gastavamos em combustivel, a maioria das vezes só me apetecia rir quando me perguntavam isso.
mesmo assim, a edp ainda tem a lata de dizer aos leitores que estes são a imagem da empresa: que rica imagem, escravos! os srs engenheiros e doutores ganham balurdios, tem carro da empresa e raramente precisam de dar a cara. os leitores deveriam pertencer ao quadro da edp precisando mesmo assim de cumprir percentagem e eficacias, mas pelo menos ficavam com melhores condições de trabalho. venha a telecontagem pra terminar este emprego da treta!
Sem duvida que o trabalho de leitor é de grande importancia para a Edp, tenho em conta no minimo a facturacao e contacto com o cliente. Muitas vezes era bombardeado com perguntas que nao tinha obrigacao de responder mas tinha a nocao e cuidado em ser educado porque as pessoas nao teem culpa de ser um pobre precario.
Voltando ao assunto “Norleituras” .. Há alguma forma de os processar seja com o que for?
Processar quem? nao te metas nessas vidas, olha que a norleituras tem cão grande lá dentro
independentemente de ter cão grande ou não tem que haver forma de os processar!
Essa empresa é uma porcaria esse cão grande e essa cadela que anda atrás dele para todo lado não merecem nem o ar que respiram tenho 58 anos nunca vi tal coisa eles roubam e gozam com o pessoal a descarada quando são confrontados são sempre os pobres coitados nunca assumem os seu erros e cupam sempre o vizinho palhaços do caralho…. Se eu os poder lixar eu lixo
Boa tarde
Apenas tenho a dizer que quem escreve aqui e não se trata pelo menos por nome, e se identifica são os cobardes…..
Gostava de ver estes cobardes a fazerem alguma coisa e a provarem alguma coisa contra a Norleituras nas barras de tribunais, enquanto isso não acontecer considero todos uns mentirosos e cobardolas.
Quando não provam e nem se identificam é porque têm rabo trilhado e infelizmente ou são malandros ou não tem que fazer à vida.
A verdade é que ainda não vi nenhum leitor a identificar-se e a dizer mal. O unico que o fez foi o Sr. Orlando e depois teve que recuar e dar a mão à palmatoria.
Tenham vergonha. E trabalhem.
Boa tarde
Esse gajo armou-se em bom e ainda teve que pagar ao advogado 300€, e foi se quis continuar a fazer leituras.
Confesso que se fosse eu o Patrão esse tipo nunca mais fazia leituras para mim, mas como não são todos mau carater como eu, o gajo ainda anda a fazer leituras.
Um abraço a todos os leitores
Orlando Pimentel
Boa noite,
Tenho vindo a acompanhar estes comentários todos e o que acho piada é que em vez de se falar do que se deve que é recibos verdes falam em empresas e em pessoas. Caríssimos independente de quem faz o trabalho em todo o país os unicos culpados pela existência dos recibos erdes e pelos valores mal pagos a quem anda na rua é da EDP. Se virem bem a EDP tem lucros enormes no final do ano mas acabam por pagar mal a quem lhes presta serviço e depois isso é uma bola.
Mas para alem da Norleituras o pais tem outros prestadores de serviços que estão na mesma situação mas desses nao se fala. Porque será ? Por acaso sei de algumas causas e efeitos é que alguns leitores das outras empresas recebem leituras de casas fechadas e de casa em que os clientes nao estão em casa e fazem estimativas a esses clientes as proprias empresas furjem dados e enganam assim a EDP e acabam por ser pagos por leituras que nao fazem no terreno e por eficacias falsas. E claro enganando a EDP essas empresas escondem se nesses lucros e pagam mais qualquer coisa aos seus leitores para os calarem. Mas claro tudo se sabe os proprios leitores dessas empresas falam disso. E alias ate falam de pessoas que estao dentro da EDP que ajudam esses prestadores a receberem esses valores e ate a conseguirem essas eficácias. Isso sim andar a forjar valores a EDP, com ajuda de elementos de dentro da EDP,para que outros leitores nao possam ganhar melhor isso deveria preocupar a todos.
Porque não te identificas tu também?
Isso das casas fechadas tem muito que se lhe diga, maria. Se está fechada é porque não gasta, se não gasta, deve ter a mesma leitura: não vejo assim tanto mal nisso. Os prestadores têm acesso ao sistema (onde veem a evolucao ou alteracao de historicos) e qual é o mal de ajudar o leitor numa ou outra leitura? Desde que o leitor vá ao local e saiba onde é a casa e com que frequência é habitada, não vejo aí tempestade nenhuma…
Grave é haver gente da EDP a pertencer à administração de prestadores de serviços (caso seja verdade e refiro-me particularmente à Norleituras), pois aí é que se pode desconfiar de favorecimentos diretos à dita Norleituras (repito: caso seja verdade)..
Eu fui leitor: comecei com uns ciganos Camaleoes e acabei com uns vigaros Inteligentes contratados por uma empresa de renome nacional CTT que quis mamar na EDP sem saberem onde se estavam a meter nem com quem. A verdade é que perdi dinheiro. Deixei-me disso e estou noutra profissão mas tenho saudades desse serviço e vou acompanhando aqui no site e falando com alguns amigos leitores. É pena ao ponto que isto chegou, a função Leitor está a terminar com as Box e a mamada grande vem agora com as montagens das ditas cujas. Depois o resto é paisagem.
Olá Bom dia Sr, Isqueiro,
Ao que me parece também favoreceu de leituras dadas pelo sistema das empresas para completar it. Mas isso é roubo, ou seja se o senhor não vê o contador como sabe a leitura se lha dão de uma forma indigna é roubo perante a EDP, pois esta quer que os leitores vejam os contadores fisicamente. Aliás por isso mesmo é que algumas empresas conseguem eficacias astronomicas que até recebem prémios e eficáia, como por exemplo a Litoral Leituras, quando os outros prestadores de serviço se receberem uma vez por ano é muito. Acha isso uma competição justa? A litoral leituras recebe todos os meses prémios, e olhe que aos favorimentos que o senhor diz haver não me parece que sejam à Norleituras, porque o padrinho lá dentro é o Sr. João Teixeira da filha do Sr. Abilio da Litoral leituras.
Aí já se vê porque estes recebem prémios.
Mas isto era o que a EDP não devia permitir, que existissem laços familiares entre membros superiores da EDP.
Sra Maria, tenha lá calma consigo.
Se a EDP quer que os contadores sejam todos lidos, que não coloque tantos entraves às passagens para o exterior dos mesmos.Aliás, deveria incentivar todos os clientes a colocarem os contadores todos no exterior. Em cima referia-me a casas que eu sabia (e sei) onde eram, se eram de emigrantes ou de velhotes que estão no lar ou em casa de filhos. A senhora parece que generalizou e pensou que as leituras eram fornecidas à descarada. Se os prestadores de serviço aceitam trabalhar com eficácias altas, então é porque sabem que é possível fazer as leituras. Se está mal fornecer uma leitura ou outra ao leitor? EStá, mas há coisas bem piores e estamos aqui a falar de centimos, não de centenas ou milhares de euros, por isso não entendo tanto alarido.
Essa do senhor João Teixeira (julgo ser funcionário da EDP) e da filha do sr Abilio eu não percebi. Eu apenas ouvi uns rumores há tempos que alguém da EDP favorecia a Norleituras por pertencer aos quadros da empresa, agora se é fulano A, B ou C, não sei e nem sei se isso será verdade ou não… mas apontar aqui nomes pode ser complicado pro seu lado…
Parece que nem o “cão grande” impediu a Norleituras de levar um chuto da grande maioria dos centros de leituras. Vamos ver quantos processos judiciais vão entrar nos tribunais agora que os leitores já não têm que se subjugar aos desmandos desta empresa.
Depois de ler tudo isto apetece me dizer culpa tem a EDP. E mais uma vez culpa temos nos que fazemos leituras de deixar isto acontecer como em tudo na vida as pessoas nao sao unidas. Tudo opina na hora da verdade todos se acobardam. Tambem sou leitor ou melhor sou um escravo nos tempos modernos da EDP.
Bom dia,
Trabalhei para uma empresa chamada widecare que faz prestacao para a transportadora ADICIONAL eles comecaram a trabalhar dentro do ramo de sisteibuicao postal e desde julho devem.me cerca de €1600 e fazem uma coisa que a principio parece.me uma fuga ao fisco.
Eles dao.nos um cartao galp frota para “ajudar” com o combustivel mas que depois e deduzido no ordenado, ora acontece que os recibos na galp saiem logo com o contribuinte deles devido ao cartao ser deles e no final do mes eles mandam sempre passar o recibo com o valor total do ordenado e na altura de transferir e que deduzem o gasto de gasolina.
Ou seja passo um recibo de 800 mas transferem 600, liguei pa ACT mas disseram que recibos verdes nao e com eles e queria saber com quem posso abrir processo sem ser advogado porque nao tenho condicoes pa pagar a um.
Obrigado desde ja pela atencao prestada.
Alguém ainda trabalha para a Norleituras? Fui a uma entrevista mas não me inspirou confiança
Alguém que ainda trabalhe nas leituras já se apercebeu de EDPBOX que já estão totalmente automáticas??? Ou seja já não fazemos leituras mesmo?!
Será verdade que em 2020 irá tudo para o desemprego???
Claro Pedro. As leituras vão desistir. Alias agora os leitores té ja tem um aparelho de comunicar com o contador que atualiza a hora para tirar trabalho aos piquetes esse trabalho é pago como serviço extra ao prestador de serviço e não é +pago aos leitores. e claro quanto mais contadores ficarem actualizados mais depressa ficarão a ler automaticamente e ai xau trabalho.
Em 2020 não digo mas lá pra 2030 sim. A instalação das edpbox está a ser rápida porque andam em zona urbana: o desafio é qdo começarem a ir para a zona rural.
Sim, aqui por Oeiras também já andamos com as leituras automáticas… A receber ZERO o acerto de hora e muito provavelmente o empreiteiro a receber qualquer valor….
Isto está cada vez mais ridículo
Que confusão… a actualizacao da hora não é feita pelo piquete (!) mas sim pelas ordens de serviço e não tem nada a ver com a leitura à distancia. A EDP dá um extra a quem desmontar uma caixa para usar o multivendor e alega que a leitura optica bem como por consequencia o acerto da hora acaba por ser mais rápido, prático e comodo para o leitor (aí não há enganos de leitura). Que eu saiba a edp não paga aos empreiteiros pelo acerto de hora, paga sim a quem desmontar uma caixa para fazer a leitura automatica.
Essa nota apenas é paga apartir de dia 1 de arcos Abril… Até lá sempre foi paga apenas a leitura… Quer fosse ou não fosse desmontada a caixa… O valor pago aqui por baixo é 1€/leitura
1 euro a leitura por desmontar a caixa?? Ganha-se bem aí pra esses lados. Cá pra cima anda a metade disso e não há Androids, são intermecs com windows mobile que demoram à volta de 40 / 50 segundos a fazer uma leitura pela porta optica. Além de se andar carregado de adaptador e fio enrolado.
Andei 3 anos com a mobile, e só foi alterada porque começaram avariar todas e sem fazer qualquer leitura óptica…
O que nos prometeram foi 1€ por abertura de caixa, mas já se sabe a tanga da EDP, pois vai anular notas por tudo e por nada, infelizmente é o que acontece mais por aqui…
A EDP vai largar a windows e vai passar a trabalhar só com Android, porque é um sistema muito mais rápido e porque os PDA estão obsoletos, as baterias viciam e os ecras ao fim dum certo tempo acabam por ficar ilegíveis. Isso de deixarem de fazer leitura optica nunca ouvi e o problema tanto pode ser do PDA como do MultiVendor, que por vezes cai ao chão ou parte o fio.
A EDP pede confirmação fotográfica das caixas a abrir, pois anulam notas com facilidade mas também há leitores que as ganham “enganando” bem a EDP, daí a necessidade de fotografia (e mesmo assim vão ser comidos nalguns casos…). Mesmo a 1 euro acho o valor baixo porque há caixas dificeis ou impossíveis de abrir sem estragar e isto vai traduzir-se numa perda de tempo por parte do leitor face ao ganho monetário. Então sobretudo quem ainda andar com Mobile (que é o meu caso).
A EDP só é enganada pq quer…. Não falando das abertura de caixas, mas no resto das notas… A meu ver não seria necessário foto para fraudes e avarias, pois quando a cme lá chegasse comprova ou não a nota, e o leitor era penalizado caso fosse mentira…
Sim o valor de 1€ é muito baixo face ao tempo perdido, mas infelizmente o pensamento de hoje em dia é… “melhor isso que nada”
No caso da fraude não é bem assim porque o cliente pode estar em fraude quando o leitor passa e no dia em que chega lá a equipa da OS pode não estar. O leitor fica salvaguardado pela fotografia. No caso dos avariados também nao acho necessário.
Estou convicto de que se forem realizadas muitas notas de Abertura de Caixa, a EDP faz marcha atrás e retira a nota. Contenção de custos… se bem que diminui o custo com o acerto de hora dos contadores, apesar de ainda não ter visto uma unica EDP Box com a hora / data errada….
As box sagem por vezes tem um desfasamento de 3/4 minutos, de resto estão sempre certas…. Mas existe ainda milhares de ke de outras marcas com desfasamento de horas portanto ainda lhes compensa…
Também tenho ideia que esta nota será paga durante 3 meses (um ciclo) depois disso puff acabou se o dinheiro….
A norleituras fatura acima de 3 Milhoes de euros anuais a custa dos leitores ou subemprenteiros. as despesas de comunicaçoes tem de ser cobertas pela Nor, obviamente a edp/empreiteiro penaliza se os Srs trouxerem para casa 60 ou 70% do trabalho realizado, mas a penalizacao sao sao apenas 10% sobre os 200 contadores desse itenerario a ser realizado, ou seja 20 contadores. eu sou empresario/leitor nesta area, e a minha fatuçao ronda 1200e, e 1000 likidos, mas vou TRABALHAR no terreno 6/7h dia. A minha funcao é recolher dados(vender serviços), e fiscaslizar istalacoes da edp, e isso paga-se, a NorL nao paga, ROUBA os pobres dos sub. por esse mesmo motivo em janeiro de 2018 esses senhores vao lavar pratos na rua!!
Bom dia Sr. Davidigi
Engraçado o senhor é vidente, bruxo como é?
Ao que parece sabe mais da Norl do que ela própria. Olhe que afirmar coisas sobre outros é grave e difamar pode levar a tribunal. O melhor é esperar para vêr porque prognósticos só no final do jogo. E tenha cuidado porque quem pode ficar a lavar pratos é o senhor.
Boa noite eu trabalhei cerca de 3 semanas em outubro para litoral Leituras porque encontrei outra vaga melhor noutra empresa e agora estamos a dia 3 nao me pagaram nem me disseram nada a litoral leituras, o que faço eu ou que sugerem que faça?