Recibos Verdes Electrónicos em Baixo
No portal das Finanças, responsável pela emissão dos recibos verdes, a partir de 1 Julho obrigatoriamente feitos electronicamente, tem estado hoje em baixo a possibilidade de emitir recibos verdes.
A mensagem que aparece diz “Por motivos de ordem técnica não nos é possível responder ao seu pedido”.
Portanto, no último dia da semana, na última semana do mês, dia em que fará sentido para a maioria dos recibos verdes, falsos e verdadeiros, emitir o recibo, a administração não tem capacidade de responder a estes. E quem não recebeu o seu salário por não emitir o Recibo Verde?
Em contacto com a linha de informação telefónica disponibilizada no portal, fomos informados que o sistema não tinha capacidade neste momento de aguentar o fluxo de pedidos. Uma vez que foram as Finanças que implementaram o sistema obrigatório de emissão de recibos verdes de forma electrónica, é totalmente incompreensível esta explicação. Se sabiam que há perto de 1 milhão de recibos verdes em Portugal, a maior parte dos quais falsos recibos verdes, como implementam um sistema obrigatório que depois não tem a capacidade de aguentar os pedidos, que obviamente cairão no final do mês? Foi-nos sugerido emitirmos um recibo verde sem preenchimento, e no mês seguinte emitir o recibo verde mais cedo. No entanto, a resposta do portal de pedido do recibo verde sem preenchimento foi a mesma: “Por motivos de ordem técnica não nos é possível responder ao seu pedido”.
Além da aleatoriedade e da injustiça indiscriminada da exposição dos trabalhadores aos falsos recibos verdes, hoje haverá provavelmente muitas pessoas nesta situação que não receberão o seu salário porque não conseguiram emitir o recibo. A leviandade com que as finanças tratam este assunto e a incompetência demonstrada está ao nível da atenção dada por este governo à precariedade: Não falem do assunto, enterrem a cabeça na areia.
No entanto, há contas a pagar, comida para comprar, e para essas ninguém vai aceitar como resposta da nossa parte que digamos “Por motivos de ordem técnica não nos é possível responder ao seu pedido”.
by