Recibos verdes: Seg. Social falhou comunicação da nova base de incidência e trabalhadores não conseguem alterar escalão
O enquadramento anual dos trabalhadores a recibos verdes relativo às contribuições para a Segurança Social está, mais uma vez, a correr mal. Ao contrário do que prevê a legislação, os serviços da Segurança Social não comunicaram ainda a base de incidência (escalão) que determina o valor das contribuições no próximo período de 12 meses. A situação é ainda mais grave, porque as novas regras deveriam possibilitar a alteração do escalão (até dois escalões abaixou ou acima) a pedido do trabalhador, com efeitos já na próxima prestação, cujo pagamento tem de ser feito até ao próximo dia 20 de Dezembro. A responsabilidade é inteiramente do ministro Pedro Mota Soares, que, depois de anos consecutivos de erros e da mais profunda irresponsabilidade, não tem quaisquer condições para se manter no cargo.
Uma vez que a definição da base de incidência deixa também de prever a colocação automática num escalão abaixo daquele que resulta do apuramento do rendimento relevante, o resultado é mais uma falha muito grave e que tem como consequência um enquadramento acima do esperado para um enorme universo de trabalhadores precários. Esta omissão é inadmissível e não foi sequer justificada pelos serviços. Várias denúncias de trabalhadores precários indicam-nos que, apesar de não ter havido qualquer notificação por parte dos serviços, a sua colocação num novo escalão de contribuição surge já reflectida no valor a pagar nos terminais Multibanco.
Esta falha atingirá com maior gravidade os trabalhadores precários com mais baixos rendimentos. Para muitas pessoas, antes posicionadas no 1º escalão, poderá significar a colocação no 2º escalão de contribuições, o que se traduz num aumento de mais de 60 euros mensais. Aumento esse que não aconteceria se, conforme previsto na legislação, fosse dada a possibilidade de solicitar a alteração do escalão, compensando assim a eliminação da regra anterior que permitia o enquadramento automático no escalão imediatamente inferior.
Perante esta situação, o ministro tem de dar explicações e encontrar uma solução sem demoras. O mínimo que se exige é que, no imediato, os serviços contactem os trabalhadores a recibos verdes e comuniquem como devem proceder perante esta falha. E é necessário ter em conta quem já procedeu ao pagamento da prestação, sem ter a possibilidade de solicitar a aplicação de um escalão diferente.
Esta é também, mais uma vez, a confirmação de que todas as medidas anunciadas como emblemáticas pelo ministro Pedro Mota Soares não estão a funcionar, porque foram pensadas sem preparação e apenas como elementos de propaganda. Uma após outra, todas as alterações às regras para quem trabalha a recibos verdes confirmaram que este ministro toma decisões apenas com base nos objectivos de comunicação e para tentar enganar os precários. Foi assim com o suposto subsídio de desemprego para recibos verdes, foi assim na possibilidade de ajustar a base de incidência contributiva em Fevereiro e Junho. Leviandade, impreparação, falta de respeito e nenhuma sensibilidade: para lá da nossa profunda discordância quanto às opções políticas, Mota Soares já demonstrou que não tem quaisquer condições para estar à frente deste Ministério.
Iremos comunicar também esta situação ao sr. Provedor de Justiça, de quem esperamos uma reacção pronta e que possa contribuir para uma rápida solução para o problema que está criado.
by
Boa tarde,
estive na segurança social no areeiro no passado dia 4 de dezembro onde confrontei os serviços relativamente ao aumento da contribuição. Assim, apresentei no local e na hora o pedido de redução de escalão, alegando não ter sido informada atempadamente da mesma, já que não recebi notificação em outubro como me era devido. Estou a aguardar decisão. Caso interesse posso indicar-vos a legislação que a funcionária me indicou para referir no pedido.
cumprimentos
A solução é fazer uma reclamação e ir a um serviço de tesouraria da Segurança Social pagar pelo escalão correcto.
Boa noite, Elisabete,
Se pudesse, agradecia que me indicasse a legislação de que fala no seu comentário, para poder reclamar convenientemente e com alguma segurança.
Obrigada.
Maria João Regala
Elisabeth, também gostava de saber qual a legislação. Obrigada.
Boa tarde,
Se pudesse, agradecia que me indicasse a legislação de que fala no seu comentário, para poder reclamar convenientemente e com alguma segurança. Pois subi dois escalões sem qualquer notificação.
Obrigada.
Maria Gonçalves
Sim por favor gostaria que me indicasse qual a legislação.
Obrigada,
T Lucas
Bom dia. Este será o primeiro mês que irei pagar segurança social desde que iniciei atividade. Tal como vocês, fiquei à espera de receber correspondência da Seg social em outubro e, mais uma vez, tal como vocês, não recebi nada. Dirigi-me a uma repartição, falei com uma funcionária que me indicou o escalão onde tinha sido colocada e aconselhou me a mandar um mail para a equipa de identificação a pedir nova análise à atividade independente dos meus rendimentos. Responderam-me na semana passada, com a colocação num escalão inferior. Espero não haver problemas agora quando for liquidar a contribuição.
Boa tarde, Elisabete,
Agradeço que me indique a legislação de que fala no seu comentário, para poder reclamar convenientemente e com alguma segurança.
Obrigada.
Boa tarde, Elisabete,
Agradeço que me indique a legislação de que fala no seu comentário, para poder reclamar convenientemente e com alguma segurança.
Obrigada,
Francisco Marques dos Santos
Bom dia. Alguém pode informar-me sobre como devo proceder para pedir a alteração de escalão no site da segurança social? Não vi nenhuma opção para tal…
Obrigado.
Miguel Barrosa
Estava convencida que só se poderia subir um escalão de cada vez e subiram-me dois. Alguém, por favor, esclarece-me quanto a isto?
Obrigada.
Sei muito bem o que isso e9… Tambe9m sou Professora e me3e solteira, e tambe9m tlhabrao a recibos verdes…Nas fe9rias de Vere3o vejo-me aflita, sem alunos, sem subseddio de fe9rias, sem subseddio de desemprego…Tambe9m me surgiu uma proposta de 10 horas semanais a 11 por hora a recibos verdes em Albufeira. Tive de recusar, eu sou de Faro, o que iria receber ne3o chegava para a gasolina e para as prestae7f5es e0 segurane7a social…
Parabe9ns a todos, a Festa foi maravilhosa e o que mais me entnaca e9 a capacidade dos educadores, prinicpalmente a sensibilidade com os especiais e9 ai que percebemos o valor da vida e da cumplicidade que devemos ter com o prf3ximo .Obrigada pela oportunidade que tenho de ter minhas filhas nesta familia