Secretário de Estado da Cultura compromete-se a acabar com os falsos recibos verdes na Orquestra do Norte
O Comité de Músicos da Orquestra do Norte, foi ontem recebido pelo Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.
O SEC admitiu que este é um caso totalmente ilegal, como tal, irá desenvolver todos os esforços necessários para, a breve trecho, resolver a situação contratual dos 47 músicos da Orquestra do Norte. De falsos recibos verdes, estes trabalhadores deverão passar a contratados sem termo, pois é esta a sua condição. Adiantou que esta orquestra é importante para os planos futuros da secretaria e, portanto, o seu prestígio deve manter-se incólume. Para já, foi marcada uma reunião entre o SEC e a administração da ON para esta quinta-feira. Esperemos que já nesse dia, a situação possa encaminhar-se para um desfecho justo.
Congratulamo-nos com esta tomada de posição por parte do SEC e esperamos que se passe das palavras aos actos de forma rápida e eficaz. Dia 30 de Setembro, no Coliseu do Porto, terá lugar o primeiro concerto da nova temporada da ON. Até lá, é urgente que a administração da orquestra e o maestro Ferreira Lobo reflictam se é legítimo continuar a exigir um esforço total a trabalhadores que não vêm os seus direitos básicos concedidos.
De salientar, novamente, o empenho conjunto dos 47 músicos e a sua perseverança na luta contra esta ilegalidade a que estão submetidos há demasiados anos. A sua força e determinação são um exemplo que deve ser seguido por quem se revê no combate contra este tipo de injustiças, por quem é vítima de precariedade laboral e acha que o seu estado não pode ser alterado.
Notícias: na RTP; e, a partir da Lusa, também no i, na Visão e no Diário Digital.
Para mais informações:
Blog do CMON
Posts anteriores:
Secretário de Estado da Cultura irá receber os músicos da Orquestra do Norte
A Orquestra do Norte abrirá a nova tempora com músicos (ainda) a falsos recibos verdes
Orquestra do Norte, precariedade com 19 anos