SITE EM REESTRUTURAÇÃO

precariosinflexiveis Dezembro 16, 2016

Como acontece todos os meses, o próximo dia 20 é a data limite para pagar a contribuição mensal para a Segurança Social. No entanto, a mensalidade que deve ser paga até esta 3ª feira corresponde já ao novo enquadramento anual, que decorreu nos últimos dias. Ou seja, esta contribuição, relativa ao mês de Novembro, deve reflectir já o escalão que foi atribuído neste processo; e, quando for o caso, o escalão que resulta do pedido de alteração feito pelos trabalhadores. Assim, é importante ter atenção ao valor que surge no terminal Multibanco e verificar se corresponde ao escalão devido.

Relembramos que nos anos anteriores ocorreram falhas graves neste processo, realizado com muito atraso, sem informação suficiente e com grandes problemas nos pedidos de alteração do escalão e na actualização do valor a pagar através da rede Multibanco. Foi o resultado da política irresponsável do mandato de Mota Soares, que perseguiu os trabalhadores e agravou ainda mais a injustiça e o labirinto burocrático de um regime que é injusto e impraticável. Este ano, apesar do processo ter decorrido de forma mais tranquila e atempada, recebemos já algumas queixas de trabalhadores que se estão a confrontar com o valor errado no terminal Multibanco, ou seja, que não viram ainda reflectido o seu pedido de alteração e a quem é pedido o valor correspondente ao escalão em que estariam caso não tivessem feito esse pedido.

Esperamos que não se repitam os problemas dos últimos anos e que sejam rapidamente corrigidas estas situações – algo que, a escassos dias da data limite para pagamento da contribuição, já deveria estar assegurado. E, acima de tudo, esperamos que finalmente seja apresentado o prometido novo regime de contribuições para quem trabalha a recibos verdes. Este compromisso tem de ser cumprido urgentemente, para acabar com esta loucura burocrática e que obriga a mega-operações administrativas, mas sobretudo para garantir justiça nas contribuições e um verdadeiro acesso à protecção social.

Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedintumblrmailby feather

4 thoughts on “Seg. Social Recibos verdes: pagamento da contribuição até 3ª feira, atenção ao valor para quem pediu alteração do escalão

  1. Viva,
    Pelos vistos continua tudo igual ou pior em relação ao ano passado.
    Fiz o meu pedido de alteração de escalão assim que abriu o processo e nada.
    Ontem paguei a SS e com o valor do escalão em que fui enquadrado em vez de ser aquele pelo qual optei. No site da SS continua tudo na mesma. Enviei um mail a explicar o que se passava no mesmo dia em que pedi a alteração de escalão e recebi uma resposta automática a dizer que tinham recebido a mensagem.
    Entretanto já paguei o dobro do que devia pagar …
    Cumps,

  2. Este ano está ainda pior que o ano passado.
    O ano passado a 19 de Dezembro consegui pagar o valor do meu escalão alterado. Este ano ainda continua sem a alteração.
    O ano passado consegui telefonar para a Segurança Social e atenderam-me várias vezes. Este ano nem me deixam ficar à espera para ser atendido.
    Não sei se ainda é culpa da política irresponsável do Mota Soares ou se já é da política irresponsável do Vieira da Silva, mas isso não deveria interessar para este assunto.

  3. Está pior, estou a pagar mais, recebo pouco agora menos que o ordenado mínimo nacional, depois de pagar a segurança social. Não pedi alteração do escalão…precisamente para que acontece-se o que aconteceu!!

    Ninguém comenta também os trabalhadores das Associação de Pais. Quem trabalha nas extracurriculares, AECs, nos ATLs e nas Interrupções Lectivas, a recibos verdes à décadas, nas mesmas escolas. Um trabalho que exige dinâmica, planeamento dos programas de ensino, e grande responsabilidade. Sem direitos nenhuns!
    Cpts

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*