Strike meeting Roma: rumo à greve social!
O sexto ano consecutivo de crise social e económica arrasou os salários e a vida de trabalhadores e trabalhadoras, estabeleceu a precariedade como regime, desmantelou o Estado Social e trouxe incerteza permanente um pouco por toda a Europa.
Ao crescente empobrecimento das populações, soma-se o enriquecimento de uma minoria privilegiada que, aliada ao poder dominante, exige mais cortes, mais desmantelamentos, mais precariedade.
Em Roma, nos dias 12, 13 e 14 de Setembro, juntaram-se centenas de activistas e curiosos, procurando em conjunto respostas e soluções, partilhando métodos de mobilização e tentando conciliar acções conjuntas que possam incluir todas as franjas da sociedade numa greve social: contra a austeridade, contra o sistema. Uma greve das pessoas, pelas pessoas.
O Encontro, que começou com um painel europeu, contou com a participação dos Precários, de activistas da Alemanha, Grécia, Espanha e França e continuou com a realização de diversos debates nos quais participaram perto de 500 pessoas.
O programa completo do encontro pode ser visto aqui.
A recusa em aceitar a degradação das condições de vida e trabalho faz-nos procurar respostas em conjunto. As alternativas são muitas e variadas. O caminho não é fácil e não se faz em poucos dias mas este primeiro passo foi fundamental para definir que o percurso, qualquer que seja, terá que ser feito em conjunto.
by