Testemunho | Auxiliar grávida despedida por estar a Recibos verdes no Centro de Medicina de Reabilitação – Rovisco Pais
Já tínhamos publicado um testemunho sobre a vergonhosa situação dos trabalhadores a falsos recibos verdes para o Ministério da Saúde no Centro de Medicina de Reabilitação – Rovisco Pais, mas agora recebemos outro de um utente que volta a expor as condições de trabalho destas pessoas. Já é hora do Ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes acabar com esta situação.
Aqui está o testemunho que recebemos na íntegra:
«Decidi dirigir-me a vós para expor a situação revoltante como são tratados vários dos trabalhadores do Rovisco Pais. Há uns tempos li a notícia que publicaram da situação dos recibos verdes e tendo estado internado nesta casa senti-me na obrigação de dar o meu pequeno contributo para esta causa.
Tenho vindo a recuperar da lesão que tive, e isso devo-o a estes profissionais que fazem o possível por mim, e por todas as outras pessoas que por ali passam, nesta luta. Tive cuidados da parte de muitos enfermeiros, auxiliares, terapeutas e nunca me tinha apercebido desta diferença, pois todos fazem o mesmo trabalho, não há diferença em quem tem um contrato de quem não o tem e está a recibos verdes.
Nós só nos apercebemos disto pelos comentários que vamos ouvindo e nos vamos apercebendo e alguns deles acabam por desabafar estar já há quatro, cinco, dez ANOS nesta situação.
É injusto: daquilo que recebem ficam com pouco mais de metade de um colega que faz a mesma coisa, dizem que não têm férias, que quando precisam de tirar uns dias precisam de ter autorização para o fazer e é-lhes descontado e se já ficam com pouco por causa do que pagam de segurança social ainda com menos ficam. É uma vergonha isto acontecer nos dias que correm, quando ainda por cima o governo mete a função publica a 35 horas: se tinham dinheiro para isso também tinham para dar um contrato a quem está nesta situação e o merece.
É ainda mais vergonhoso porque houve uma das auxiliares que engravidou e foi despedida porque era recibo verde.
Situação de insegurança constante e de receio pela perda dos seus rendimentos, que necessitam para sustentar as suas famílias. É assim que se estimula a natalidade do país, que vergonha, escandaloso.
Sei que vale pouco ou nada isto que estou a dizer mas se eles não se podem manifestar porque precisam do emprego, temos de ser nós a falar alguma coisa. Haja alguém que faça alguma coisa.»
by