«Um dos grandes dramas que esta crise trouxe à superfície foi o do desemprego» | António Serzedelo sobre os Precários, 2º aniversário da Associação
Mensagem de António Serzedelo – presidente da Opus Gay – sobre o 2º aniversário da Ass. de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis
«Um dos grandes dramas que esta crise trouxe à superfície foi o do desemprego.
Atrelada a ela veio o desrespeito pelos direitos dos trabalhadores, precariedade no trabalho, baixos salários, desemprego máximo dos jovens que não podem estruturar minimamente o seu futuro.
Por outro lado, o ataque fortíssimo aos reformados, deixa os à deriva,pois muitos eram também suporte de ajuda para os seus filhos e netos e agora não o podem ser. A alternativa pode ser reciclar muitos licenciados para novas profissões onde podem aproveitar as suas mais valias,e gerar novas formas alternativas de trabalho (em cooperativas, parcerias,ou associações), tema que a Associação pode começar a explorar com os seus associados e simpatizantes.
Há que lutar pela diminuição da jornada de trabalho (8-10h),e a reforma mais antecipada dos trabalhadores para libertar postos de trabalho para os desempregados,exactamente o contrario das politicas que estão a ser seguidas,em nome da crise.»
by