Category Archives: Trabalho

museu artes deco 3

Museu das Artes Decorativas quer funcionários sem pagar salário e causa revolta nas redes sociais

O Museu de Artes Decorativas postou esta segunda-feira no facebook um anúncio para “voluntariado” que iriam fazer tarefas simples, como “atendimento ao público” e “guardaria”. Ou seja, o Museu de…

Macron

Reforma laboral francesa é “golpe de Estado social”

Já está em marcha em França o debate sobre a reforma da lei laboral. Um ano depois da aprovação da polémica lei El Khomri, uma machadada do governo de Hollande…

Observatório sobre Crises e Alternativas

Observatório sobre Crises e Alternativas: o novo emprego é de má qualidade e mal pago

A criação de emprego tem vindo a recuperar desde o pós-crise, mas é de má qualidade e mal remunerado. São as conclusões divulgadas dia 8 de Junho no barómetro do…

image_mini

Portway quer «jovens frescos e fofos à procura do primeiro emprego» para impor precariedade | Testemunho

Recebemos este testemunho, que publicamos na integra: «No decorrer da minha actual procura de emprego deparei-me com um anúncio publicado pela Portway (empresa de handling do aeroporto de Lisboa) para…

mário_contumélias

Mário Contumélias (1948-2017) e o ponto de vista do precariado

Mário Contumélias foi jornalista e escritor. Logo após o 25 de abril foi o primeiro presidente do sindicato de jornalistas. Faleceu na passada quinta-feira. Foi um dos primeiros amigos dos…

Assédio-Moral-no-Trabalho-7

Assédio no trabalho ou massacrar só porque sim

  O assédio no trabalho é um fenómeno que tem vindo a crescer nos últimos anos em Portugal e ao qual ainda não se deu a visibilidade necessária, muito embora…

provedor justiça

Provedor alerta: licença parental com direitos deve ser para todos

O provedor de justiça alertou esta terça-feira para a necessidade de se corrigir a lei referente à licença obrigatória do trabalhador que foi pai. No atual enquadramento, qualquer trabalhador que…

2017-01-26-Antonio-Costa-Vieira-da-Silva

Livro Verde: precariedade continua a aumentar, mas Governo adia e hesita na implementação de medidas

A nova edição do Livro Verde sobre as Relações Laborais, apresentada na semana passada pelo Governo, confirma um diagnóstico conhecido: a precariedade está instalada e agravou-se ao longo dos últimos…

manif precários

80% dos novos contratos em 2015 eram precários

O Público dá conta esta quarta-feira que de acordo com os dados do Livro Verde das Relações Laborais em 2015 os contratos permanentes representaram apenas 17,8% do universo de novos…

futuro

Será o desenvolvimento tecnológico um fator negativo para a criação de emprego e distribuição de riqueza no futuro?

Recentemente levantou-se o debate em Portugal sobre como será o trabalho no futuro e sobre os impactos do desenvolvimento e aplicação de tecnologias. A RTP promoveu um interessante debate para…