A precariedade ganha força com a desigualdade | Fórum precariedade e desemprego
Sabemos hoje, vemo-lo e vivemo-lo todos os dias, que a precariedade não olha a profissão, idade, sector. Ela é hoje, cada vez mais, uma realidade para muita gente, e uma assombração para tantas outras.
Sabemos que entre a precariedade e o desemprego a linha é ténue. Ambos encontram-se a um passo, passo que a troika e o governo insistem em tornar cada vez mais curto. Os dados são inequívocos: desemprego e precariedade têm aumentado brutalmente.
Mas sabemos também que a precariedade e o desemprego ganham força com a desigualdade. Com aS desigualdadeS. Desigualdades estruturais, hierarquias de poder, que colocam muitas pessoas em condições ainda mais vulneráveis.
Capitalismo, patriarcado, racismo, sistemas que exploram e oprimem e que ganham força, que se alimentam, com a precariedade, com o desemprego, com e na desigualdade.
É sobre isto, sobre os vários contornos e facetas da desigualdade, e sobre os diferentes impactos que situações de desemprego ou de precariedade têm sobre as nossas vidas – consoante a nossa classe social, o nosso género, a nossa nacionalidade, o local onde nascemos e/ou vivemos, a nossa orientação sexual ou identidade de género – que um activista da Plataforma Guetto, Ana Estevens (geógrafa) e Sofia Roque dos Precários Inflexíveis, nos vão falar. E é sobre isto que, neste círculo temático, em conjunto, nos vamos debruçar. Para que a nossa resistência seja mais forte e mais ampla, para que a transformação que queremos ser e ver seja uma transformação profunda, inclusiva, emancipadora, derrubando todos os sistemas opressores e todas as desigualdades. A liberdade vai, sem dúvida, passar por aqui. Juntas-te?
Vê aqui o programa completo do Fórum e inscreve-te aqui.
by