CESP convoca greve ao trabalho extra no comércio

O sector do comércio está em protesto a partir do próximo dia 15 de Agosto. A greve “ao trabalho suplementar prestado em dias úteis, dias de descanso semanal e feriados”, convocada pelo CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços, visa defender a contratação colectiva e lutar contra a redução no valor das horas extra e o trabalho gratuíto nos feriados. É mais uma resposta à aplicação das alterações ao Código do Trabalho, em linha com as várias reacções e protestos semelhantes que têm sido marcados em diversos sectores.
Depois das greves convocadas nos últimos dias no sector da hotelaria e em várias grandes empresas, o comércio, onde a precariedade já é a regra e o incumprimento de todas as regras e direitos é a prática mais comum, tem assim greve marcada a partir das 00:00 da próxima 4ª feira, dia 15 de Agosto (feriado).

As alterações ao Código do Trabalho, em vigor desde o passado dia 1 de Agosto, merecem toda a oposição e a resposta colectiva dos trabalhadores. A facilitação do despedimento (ainda mais barato para os patrões e agora com causas que são quase sempre justas), a diminuição brutal da remuneração do trabalho suplementar e nos dias de descanso, os bancos de horas individuais e a forte diminuição das indemnizações no despedimento: medidas que apenas pretendem e vão conseguir baixar salários, aumentar o desemprego e dinamitar a contratação colectiva. Deixamos por isso a nossa solidariedade com esta greve e os seus objectivos.
Pré-aviso de greve disponível aqui.
Mais informações no site do CESP.
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather