Cimeira Alternativa em Atenas: ACP-PI na preparação

A Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis esteve presente na Joint Social Conference que decorreu nos dias 10 e 11 em Zagreb. Estes dois dias de reunião serviram para continuar a preparar a AlterSummit, Cimeira Alternativa que se irá realizar nos dias 7,8 e 9 de Junho em Atenas.

 AS_logo

 

O programa da Alter Summit está praticamente fechado: no dia 7 ocorrerá um grande evento no Estádio Olímpico de Atenas que dará voz a vários países e diferentes lutas travadas pelos participantes, assim como a apresentação do manifesto internacional; no dia 8 ocorrerão discussões assembleárias temáticas que tocarão temas tão diferentes como o feminismo, o combate à troika, a ecologia, o trabalho e a precariedade, entre outros. Às 18h haverá uma manifestação com activistas de todos os países em Atenas, uma grande demonstração da solidariedade e do internacionalismo que nortearam desde o início este processo.

 Em Zagreb ficou praticamente pronto o manifesto a ser lido e assinado em Atenas, dividido em 4 capítulos principais:

  • O fim da escravatura da Dívida;
  • Por uma Europa ecológica e social – derrubar a austeridade!;
  • Direitos para todos – não à pobreza e à precariedade;
  • Por uma Economia Democrática – colocar a banca ao serviço do interesse público.

Estão envolvidos na preparação da AlterSummit vários activistas políticos, sindicatos, centrais sindicais e outras organizações e movimentos sociais. Esta é uma das grandes forças desta organização – a aproximação de todas as formas de luta numa tentativa de consenso alargado que possa apresentar uma alternativa credível ao modelo social que nos querem impor através da austeridade com a desculpa da crise económica.

O evento de Atenas assinalará um marco na afirmação de uma Europa democrática, social, ecologista e feminista. Podem acompanhar o desenvolvimento através do site e da página de Facebook. Através do site será possível fazer a inscrição para quem quiser participar individualmente ou com a sua organização.

No dia 18 de Maio, às 17h no Martim Moniz, haverá um debate preparatório da participação portuguesa. A quem quiser integrar o processo a nível nacional pedimos que façam um contacto via e-mail para altersummitcoordpt@gmail.com.

Na reunião em Zagreb foi aprovada pelas várias organizações presentes uma declaração de apoio à manifestação internacional de 1 de Junho – Povos Unidos Contra a Troika.

another

Organizações portuguesas que já subscreveram o apelo: ATTAC Portugal, CGTP-IN, Clube Safo, Cultra, Fenprof, Habita, Marcha Mundial das Mulheres Portugal, Panteras Rosa, ACP-PI, SOS Racismo, SPGL, UMAR.

 

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather