HOJE: Dia de combate ao Tratado Transatlântico (TTIP)

Hoje estão previstas manifestações em mais de 400 cidades da Europa e Estados Unidos contra o Tratado Transatlântico de Comércio e Investimento (TTIP). Em Lisboa, às 17h no Rossio, juntamo-nos a este importante movimento internacional contra um tratado que é um atentado à democracia, ao trabalho, ao ambiente, às segurança alimentar e aos direitos humanos, tudo em nome do comércio e investimento livre para as grandes multinacionais americanas e europeias.

stop-ttip

Hoje por toda a Europa e Estados Unidos haverá protestos contra um tratado que se quer secreto, mas que cada vez menos o é. É importante amplificar o eco deste protesto, fazer chegar a todo lado a informação de que nas costas das populações dos dois lados do Atlântico se está a negociar um acordo que subverterá a democracia, fará tábua rasa dos serviços sociais, direitos civis e laborais, protecção do ambiente e segurança alimentar, tudo em nome do comércio livre, mesmo que se saiba já que o tratado destruirá milhões de postos de trabalho na Europa.
Se a construção da União Europeia é um exemplo acabado do défice democrático, onde se recusou em todos os momentos a consulta às populações acerca dos tratados e referendos que construíram o tortuoso espaço europeu, o Tratado Transatlântico é um novo pico anti-democrático. No passado dia 10 de Setembro a Comissão Europeia rejeitou a Iniciativa Cidadã Europeia contra o tratado TTIP e um tratado similar, o CETA, entre o Canadá e a UE, o que levou vários cidadãos e organizações da sociedade civil a nível internacional a levar a cabo autonomamente a recolha de assinaturas contra o tratado para travá-lo e levá-lo ao conhecimento do público em geral. Podes assinar aqui o texto: http://www.nao-ao-ttip.pt/assina-a-iniciativa-de-cidadania-europeia/
Esta petição internacional reúne o apoio de mais de 240 movimentos sociais, sindicais e organizações cidadãs de 20 países, entre os quais está a Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis, e pretende interromper as negociações, que já vão na 7ª ronda, de segredos e lobbying contra as populações. A Aliança Stop-TTIP iniciou também uma acção legal no Tribunal Europeu de Justiça contra a decisão da Comissão Europeia de manter a negociação e assinatura do tratado em segredo e recusar a iniciativa legislativa.
Se a ideia da União Europeia era esconder o Tratado Transatlântico recusando a iniciativa legislativa, a verdade é que o efeito foi e será o contrário. Nas primeiras horas de lançamento da recolha de assinaturas juntaram-se mais de 100.000 assinaturas. Hoje o protesto internacional contra o TTIP promete dar ainda mais visibilidade a este tratado que querem que ignoremos. Juntamo-nos às vozes que por toda a Europa e nos Estados Unidos se revoltam contra este tratado bárbaro que promete destruir o que ainda sobra dos direitos sociais, laborais e humanos. Até já!
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather