Dialectus – uma luta pela recuperação de salários, subsídios e honorários
Na passada segunda feira, dia 16, uma 2ª concentração em frente da empresa de tradução, legendagem e dobragem, Dialectus, foi organizada pelo CENA – Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual. Estiveram presentes 43 ex-trabalhadores a quem a empresa deve salários, subsídios e honorários – no caso dos trabalhadores a recibos verdes.
À semelhança da 1ª concentração, os profissionais presentes quiseram deixar o seu depoimento em vídeo. O CENA afirma no seu site que, até agora, foi possível apurar uma dívida de mais de 250 mil euros aos trabalhadores e que segundo os antigos trabalhadores e trabalhadoras a dívida deve ser bastante superior a este valor.
De realçar que já vários profissionais ganharam processos em Tribunal relacionados com estas dívidas, mas nem assim a empresa paga o que deve, afectando e degradando as condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras e das suas famílias. Em alguns casos o valor de dívida ultrapassa os 20 mil euros.
Em comunicado de imprensa o CENA afirma que o Sindicato “e os ex-trabalhadores lesados pela Dialectus, continuarão, em conjunto, a delinear a sua actuação para que esta situação esteja totalmente resolvida. Novas acções serão anunciadas nos próximos dias.”
Na concentração do passado dia 16, foi aprovada e assinada pelos presentes uma moção com 5 pontos de afirmação e exigência. Pode ler a moção aqui. Esta moção continua aberta à subscrição de outros trabalhadores e trabalhadoras que tenham sido lesados pela Dialectus mas que não puderam estar presentes no local.
Na tentativa de recolher o máximo de informação possível, o CENA pede no seu site que os lesados e as lesadas enviem os seus testemunho por escrito para se chegar ao número e ao montante total das dívidas. Já várias pessoas o fizeram, os testemunhos podem ser lidos no site do CENA (www.cenasindicato.org).
Vídeo da 1ª concentração aqui
by