Docentes, Investigadores e Bolseiros: reuniões abertas marcadas para dias 7 (hoje) e 15 de Janeiro, em Lisboa, na FCSH

Janeiro de 2014 começa com a aplicação dos trágicos cortes no ensino superior e no apoio à investigação científica, com os resultados do concurso de bolsas de doutoramento e pós-doc de 2013 por divulgar (sabendo-se já que o número de bolsas a atribuir foi reduzido para metade em relação ao ano passado), com o concurso Investigador FCT 2013 envolto em denúncias de irregularidades e falta de transparência, com o prosseguimento de uma política de desinvestimento e destruição dos recursos na I&D que suspende o presente e anula o futuro da ciência em Portugal. O ano começa mal e é por isso que é urgente promover pontos de encontro para a discussão dos problemas e também para a organização da resposta por parte de uma comunidade científica que não pode desistir nem resignar-se.
plenarioimagem
Hoje, dia 7 de Janeiro, às 18h, na FCSH (Avenida de Berna, 26-C), a Plataforma em Defesa da Ciência e do Emprego Científico em Portugal, criada na reunião geral de investigadores, docentes e bolseiros que teve lugar no passado dia 9 de Dezembro de 2013 em Lisboa, promove uma reunião aberta com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Apresentação do progresso nas ações realizadas pela Plataforma desde a reunião de 9 de Dezembro;
2. Progresso na constituição da Plataforma como uma organização com existência legal, com membros associados que são responsáveis pelo seu financiamento;
3. Concurso Investigador FCT 2013 e ações a realizar;
4. Preparação da Reunião Nacional de Cientistas, Docentes, Investigadores, Bolseiros para debater e propor soluções para o emprego científico, a ter lugar durante o primeiro trimestre de 2014.

Mais info aqui.

Reunião FCSH
No dia 15 de Janeiro, às 17h30, na FCSH (Aud. 2, Piso 3, Torre B), terá lugar uma outra reunião aberta a todos os bolseiros ou candidatos a bolsa, investigadores e docentes da Universidade Nova de Lisboa. Esta reunião surge na sequência de duas outras realizadas no início e em meados de Dezembro, que juntaram investigadores e docentes da FCSH, com o propósito de debater a crescente precarização do ensino superior em geral, e da investigação desenvolvida na FCSH em particular (aumento de carga letiva dos professores, diminuição dos períodos de contrato, bolsas precárias, etc.).

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather