Documentário | Permanently Temporary: The Truth about Temp Labour
O canal internacional de notícias VICE News lançou este mês nos Estados Unidos um pequeno documentário de 5 episódios acerca da cada vez maior indústria do trabalho temporário neste país. Neste trabalho do jornalista Krishna Andavolu a equipa percorre vários locais dos EUA tentando perceber os impactos do trabalho temporário nas vidas dos trabalhadores, de que forma se organiza este trabalho e procurando também quem são os maiores empregadores deste tipo de trabalho.
O trabalho temporário é uma das indústrias de maior crescimento nos Estados Unidos da América. De forma crescente, os trabalhadores temporários são parte de uma estratégia empresarial para manter os custos baixos e os lucros altos. Desde as multinacionais até às lojas mais pequenas os temporários são contratados para os trabalhos mais difíceis e perigosos. Enquanto que o número de trabalhadores temporários continua a aumentar estes são, na sua maioria escondidos do público. Muitos destes trabalhadores mantêm-se em silêncio devido aos impactos que podem ter as suas frágeis vidas no caso de falarem sobre as sus situações.
As conclusões são devastadoras. Este tipo de trabalho é hoje organizado de forma ilegal através de máfias que recolhem pessoas nas ruas das cidades americanas, das quais a maior parte são pessoas já com uma condição de fragilidade por serem imigrantes, muitas delas sem capacidade de falar inglês. Além destas máfias reconhecem-se nomes de grandes empresas, que recorrem a estes serviços, como a MANPOWER (que atua nível mundial) ou a Amazon. Estas pessoas são exploradas nos salários baixos, na desresponsabilização das empresas em caso de acidente ou outro problema e continuam a desenvolver um trabalho temporário de forma permanente, durante anos…
Nada disto é novo para Portugal, onde o trabalho temporário também aumenta e é até promovido pelo atua Governo. Todos sabemos qual é o plano e por isso não deixaremos de divulgar o verdadeiro plano do trabalho temporário.
Ver documentário aqui.
by