Enfermeiros anunciam greve para 20 de julho
Quando se soube da abertura deste concurso para a contratação de enfermeiros e enfermeiras a menos do que o salário mínimo o Ministro da Saúde foi obrigado a criticar, pois mesmo o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros disse que a situação é um escândalo.
Mas a questão essencial mantém-se, pois enquanto não forem dados contratos de trabalho no Estado e não se acabar com a contratação de profissionais para o Estado através de Empresas de Trabalho Temporário e de Recursos Humanos a situação será sempre má para estas pessoas e para a qualidade do serviço que prestam. Por isso, a Ass. de Combate à Precariedade – PI disponibilizou aqui um conjunto de conselhos a quem trabalha nessas condições.
Esta sexta-feira a Ordem dos Enfermeiros denunciou ainda que todos os dias 10 enfermeiros/as pedem autorização para trabalhar no estrangeiro. É um número dramático, pois este ano quase 1100 pessoas já foram para outros países, com claro prejuízo para a saúde dos portugueses. Num país com recursos limitados não há nada mais estúpido do que perder profissionais qualificados e é este o custo da precariedade e dos baixos salários.






