FCT: onde estão os concursos de bolsas individuais?

Entramos hoje no mês de Julho e os atrasos sistemáticos da FCT e a sua insistência no não cumprimento de prazos repete-se novamente neste ano.
 Fotolia_4599028_XS-300x300
No final de 2013, o grupo de bolseiros da Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis reuniu com o então recém empossado Director de Recursos Humanos da FCT, Alexandre Caldas. Nessa reunião, Alexandre Caldas garantiu-nos que todo o processo de calendarização dos concursos seria finalmente reformulado de modo a que as bolsas e os contratos FCT pudessem acompanhar o calendário próprio dos centros de investigação, que corresponde ao ano lectivo. Essa alteração, garantiram-nos na altura, entraria em efeito já este ano, com os concursos de bolsas individuais de doutoramento e de pós-doutoramento a realizarem-se entre Março e Abril para que as bolsas e contratos pudessem ter início em Setembro.
Esta promessa não passou disso mesmo. Depois de um ano marcado por vários escândalos nos vários concursos, a FCT emitiu hoje uma brevíssima nota no seu site, adiando mais uma vez a abertura do concurso de bolsas individuais. Pode hoje ler-se que “o concurso para atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento, de Doutoramento em Empresas e de Pós-Doutoramento 2014 abrirá no final de Julho. O período de submissão de candidaturas decorrerá até final de Setembro”.
A falta de respeito pela vida dos investigadores continua a ser apanágio desta governação e da direcção da FCT. Há muito que os bolseiros reivindicam uma calendarização dos concursos, adaptada às necessidades reais dos tempos da investigação e início de planos de estudos. Mais uma vez, a resposta da FCT é o desprezo, obrigando as pessoas que dedicam a sua vida à investigação a passar meses na incerteza da possibilidade de continuação do seu trabalho e provocando o caos no início do ano lectivo nos centros de investigação e universidades.
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather