Governo: Paulo Portas em jogos de cintura

No passado Domingo, dia 5 de Maio de 2013, Paulo Portas falou ao país, ao mesmo país que ouvira o primeiro ministro do seu Governo, Passos Coelho, comunicar mais uma enxurrada de “inevitáveis” medidas de austeridade que destruirão a vida social e económica de um povo durante e após os próximos três anos. Perante o descalabro, Paulo Portas faz jogo de cintura, contradiz Passos Coelho e afirma que há “margem de manobra”, que algumas das medidas anunciadas poderão não ser aplicadas e que pretende salvar os pensionistas.

paulo portas

Portas tenta demarcar-se deste Governo e das consequências que as suas medidas estão a ter na vida dos portugueses, refere que “uma coligação não é uma fusão” e tenta camuflar o isolamento do seu Governo afirmando a necessidade de “melhorar o diálogo com os parceiros sociais e o PS”. Todos sabemos que este rumo tem o aval do CDS/PP pois um dos principais responsáveis pela destruição em curso do Estado Social, Pedro Mota Soares, é dirigente deste partido e, tal como Paulo Portas, partilha os mesmos ideais do governo e da troika. Como ministro da solidariedade e da segurança social é o principal responsável pelos golpes mais duros sobre as classes mais baixas da sociedade que a democracia portuguesa alguma vez conheceu.

Hoje mesmo foi Paulo Portas a anunciar mais uma teatral ida aos mercados, colocada pelo antigo homem da Goldman Sachs hoje à frente do IGCP, João Moreira Rato. Os juros previstos a 10 anos são de 5,7% uma taxa elevadíssima que hipoteca ainda mais o futuro, sendo o dinheiro angariado nesta venda de dívida utilizado para para pagar os juros da dívida de curto-prazo. Os bancos envolvidos no processo são a Caixa, o Citigroup, o Crédit Agricola, a Goldman Sachs e a Société Générale.

Temos hoje um governo moribundo, sem legitimidade popular e política para governar, com uma crise política instalada no seu interior mas sustentado pelos andarilhos da troika e a decrépita existência do Presidente da República, Cavaco Silva, que assiste à destruição do Estado Social.

http://expresso.sapo.pt/declaracao-de-paulo-portas-ao-minuto=f804876

http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Artigo/CIECO154797.html

 

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather