II. Tempo Team – um apêndice da Randstad
A Empresa de Trabalho Temporário (ETT) Tempo Team é um apêndice do Grupo Randstad, está presente em 4 países e explora “cerca de 65 mil trabalhadores distribuídos por 19 sectores de actividade distintos” – 2,76% da totalidade dos trabalhadores do Grupo Randstad a nível internacional. Da indústria às telecomunicações, passando pela banca e pelos seguros, esta ETT, tal como as outras, diz-se altamente especializada em todas as áreas de actividade e açambarca tudo quanto pode.
Em 2009, a Tempo Team declarou no seu Relatório de Contas (Nacional) a existência de 7.635 trabalhadores, o que representa cerca de 25,5% da totalidade dos trabalhadores do Grupo Randstad. a nível nacional. E um volume de vendas de 82,43 milhões de euros, representando um crescimento superior a 10 milhões de euros comparativamente ao ano de 2007. O negócio corre bem para estes patrões…
Tal como a Randstad, também a Tempo Team faz vídeos com ar moderno e divertido para se auto-promover e tentar passar a ideia de que trabalhadar mediado por uma ETT é sexy e motivante. Mas centenas de milhar de trabalhadores temporários do país sabem bem o que são as ETT’s. São precários e não têm perspectivas de vida, renovam contratos de curta duração uns atrás dos outros durante anos e pulam de ETT em ETT mantendo muitas vezes as mesmas funções para os mesmos patrões – são verdadeiros trabalhadores permanentes e essenciais. Partilham tantas vezes locais de trabalho com trabalhadores que exercem funções equivalentes, mediados ou não por ETT’s mas com direitos diferentes – situação ilegal. Estão submetidos à total arbitrariedade e aos caprichos dos patrões e vêem o seu salário ser subtraído por uma ETT, entidade com quem comunicam unicamente nos dias em que faz em entrevistas e assinam ou renovam contratos de trabalho.
Os Precários Inflexíveis estão com todos os trabalhadores temporários, com todos os precários, porque sabemos que a “nova côr” dos recursos humanos que a Tempo Team ambiciona e propõe é a côr da precariedade.
Mais Info:
Mais de metade do Trab. Temp. é ilegal
Resposta a Mário Costa
Helena André não sabe se o Trab. Temp. é Trab. Precário
Trabalho Temporário e Produtividade
Testemunho
Outro testemunho
IEFP
Pois e,o mesmo se passa na soporcel figueira da foz e uma vergonha.