Investigação científica: Eles escolheram a ignorância. E tu?

Photo Credit: Roger Price
Photo Credit: Roger Price

Quando investigadores de vários países europeus compararam as suas condições de trabalho e financiamento perceberam que há algo comum a todos: uma política geral que significa a destruição da ciência. Responsáveis políticos nacionais escolhem ignorar os contributos cruciais dos cientistas e optam por impor cortes drásticos nos orçamentos para Investigação e Desenvolvimento que revelam uma total perda de contacto com a realidade da investigação.

A ciência é uma corrida de longa distância que não se compadece com ciclos políticos. Estas alterações cíclicas de investimento em I&D como medida política, cujo único objectivo é reduzir o défice anual para níveis impostos pelas instituições financeiras europeias, têm de ser travadas. Estes países, já por si vulneráveis devido à crise económica, ficam assim também em risco de verem travados todos os avanços científicos e tecnológicos conseguidos com o investimento e trabalho de décadas.

Não podemos ficar parados a ver esta destruição acontecer diante dos nossos olhos.

Se concordas, junta-te aos mais de 11600 signatários desta carta, que pretende recordar aos responsáveis políticos que a ciência não pode continuar a ser ignorada.

A carta aberta europeia pode ser assinada aqui e por qualquer cidadão/ã, seja ou não membro da comunidade científica. 

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather