Lançamento do CENA
Os PI estiveram presentes ontem no lançamento do CENA, o novo sindicato que junta artistas e técnicos da área do espectáculo e do audiovisual. Este novo sindicato integra também muitos activistas que se movimentam na área da precariedade, e muitos profissionais da Música, do Teatro, da Dança, do Cinema, da Televisão, das Artes Circenses e das outras Artes Performativas e Audiovisuais.
O sindicato escolheu através dos seus estatutos criar um fundo de greve com base nas quotas dos sindicalizados, para que possa suportar melhor os trabalhadores nas lutas que envolvam greves. Criou também uma tabela diferenciada de quotas para que cada trabalhador ou trabalhadora possa pagar e contribuir para o sindicato conforme a sua situação profissional: 1% do vencimento base mensal (é o habitual) para trabalhadores com contrato de trabalho, 90 euros nos casos habituais (trabalhadores independentes e trabalhadores a falsos recibos verdes), uma quota reduzida de 30€ para quem teve um mau ano de trabalho (rendimento inferior a 14 SMN’s) e também 30€ para os membros estudantes até aos 25 anos.
Qualquer organização de trabalhadores, precários ou não, é construída por aqueles que nela participam. Se podes ser membro do CENA e ajudar a construir um sindicato forte na luta pelos teus (e dos outro) direitos, inscreve-te.






