Manifestação ''Democracia Verdadeira Já''. 19 de Junho.

No passado Domingo 19 de Junho, houve manifestações em Coimbra, Lisboa e Porto, reivindicando uma ”Verdadeira Democracia, Já”. Estas manifestações estavam enquadradas num protesto geral que se realizou em centenas de cidades a nível mundial.

Em Lisboa aproximadamente 500 manifestantes desceram a Avenida da Liberdade, tendo a manifestação terminado no Rossio com uma assembleia popular bastante participada. Ficou ainda marcada nova assembleia para o próximo Sábado 25 de Junho.


Esta manifestação aconteceu no momento em que se tenta convencer as pessoas de que é necessário dar o ”benefício da dúvida” ao governo agora eleito, convidando as pessoas a absterem-se de participar politicamente.
Muitos justificam a não participação nesta mobilização com o facto de ter havido eleições recentemente e de ser necessário reservar espaço para o ilusório ”benefício da dúvida”. Acreditam que numa democracia verdadeira a participação política se deve resumir a votar nas eleições. Acreditam que um executivo desde que recolha a maioria dos votos, pode implementar as políticas que quiser sem espaço para qualquer tipo de contestação por parte das pessoas. O voto é importante, mas só outros tipos de participação política poderão impedir que este executivo cumpra a promessa de acelarar a regressão na qualidade de vida das populações. É impossível dar o tal ”benefício da dúvida” a este novo executivo, quando nunca nenhum programa de governo referiu de forma tão clara a intenção de aprofundar as reformas neo-liberais.

De salientar ainda o nível de mobilização em outras cidades mundiais, nomeadamente em várias cidades espanholas, gregas e italianas, onde em alguns casos o número de manifestantes chegou às centenas de milhares.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather