Movimento dos Trabalhadores em Arquitectura anuncia criação de sindicato
“Vamos ser sindicato!”: o Movimento dos Trabalhadores em Arquitectura anunciou, no passado dia 1 de Maio, que vai iniciar o processo para a constituição do “primeiro Sindicato de todos os Trabalhadores em Arquitectura, unindo arquitectos e arquitectos paisagistas, desenhadores e maquetistas, estagiários e demais trabalhadores do sector”.
Neste importante passo, que o movimento apresenta como a continuidade do seu trabalho de mobilização e afirmação dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras deste sector dominado pela precariedade, o MTA assume o compromisso de manter a identidade e os princípios de construção “pela base, com reflexão conjunta, participação alargada, procura de consenso e acção colectiva determinada”. O processo terá início no terceiro trimestre deste ano, com reuniões em todo o país.
Esta é uma excelente notícia para os e as profissionais em arquitectura e para a luta contra a precariedade. Há muito que acompanhamos e conhecemos bem a realidade do trabalho em arquitectura, em que a precariedade se generalizou. Como acontece noutros sectores, à boleia de uma suposta identidade de profissão liberal ou da originária natureza independente do trabalho, os patrões impuseram a banalização da precariedade e a total ausência de direitos, o desrespeito pelos mínimos da lei, a recusa do direito mais elementar ao contrato de trabalho. A denúncia e a resposta a este contexto foi sempre o foco de mobilização do MTA – e é agora o importante património que transporta para a força e a esperança na nova força sindical que anuncia.
Saudamos esta decisão do MTA e deixamos o nosso abraço solidário, desejando toda a força e determinação para a construção de um sindicato combativo e centrado no combate à precariedade.
by