Opinião :: A insustentável inexistência da ACT

Neste blog muito se fala da ACT. Não porque qualquer dos participantes deste movimento tenham acordado um dia com especial animosidade contra a Autoridade das Condições do Trabalho, ou sequer, pelo seu inestimável director, Paulo Morgado de Carvalho. Figura aliás, que poderia facilmente gerar simpatia entre todos os cidadãos, dada a sua actuação estéril (do ponto de vista profissional claro).

Ouvindo o representante maior da ACT ficamos todos com a sensação de que ele está ali, foi lá colocado pelo governo, e lá ficou. Não faz bem nem mal, pelo menos aos patrões. Não faz muito nem pouco, vai fazendo pela vida. O problema é que é suposto a ACT não ser um ombro porreiro nem para patrões nem para trabalhadores. Basicamente, deverá ser a primeira linha no cumprimento da legislação laboral, mas não é. Por exemplo, os mercados paralelos de trabalho, como o dos ateliers de arquitectura ou das empresas de construção civil são uma realidade, concreta, e crescente. ACT, nem vê-la. Ilegalidades são cada vez mais o pão que os trabalhadores têm que comer amassado pelos patrões deliquentes. A impunidade é o prémio caído do céu para estes.

Na 3a feira o Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas anunciou no seu blog uma mobilização em frente à ACT. Transcrevo aqui o texto de um post que dispensa qualquer tipo de comentários sobre a (in)existência da ACT como a conhecemos:

STAD FAZ CONCENTRAÇÃO JUNTO DA ACT
Chegou-nos um mail a dar a informação que o stad-sindicato vai fazer uma concentração de protesto junto da ACT na av casal ribeiro,para reclamar a falta da actuação da ACT.segundo nos dizem, o sindicato tem na ACT CENTENAS DE QUEIXAS RELATIVAS A ILEGALIDADES COMETIDAS PELAS EMPRESAS.e não se vê actuação da act,o que desmotiva os trabalhadores a fazerem as denuncias das ilegalidades.além disso esse descredito repassa para os sindicatos que depois são acusados de nada fazerem.aqui fica a informação, quem puder que apareça.

Ligação para o site do STAD aqui
Blog dos Vigilantes, aqui

rUImAIA

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather