Orçamento Estado 2013: Recibos verdes vão pagar mais IRS
Os trabalhadores independentes não escapam ao saque |
Os trabalhadores com recibos verdes que que optem pelo pelo regime simplificado vão pagar mais IRS em 2013, de acordo com a versão preliminar do Orçamento do Estado para 2013. Isto porque os contribuintes passarão a ter uma fatia maior do rendimento sujeito a IRS.
Se até aqui o Fisco considerava 30% do rendimento anual ganho como despesa de atividade, sujeitando a IRS os restantes 70%, a percentagem de despesa desce agora para 20%. Assim, 80% do que os contribuintes ganharem será tributado em sede de IRS.
Os trabalhadores a recibos verdes também vão sentir a penalização no IRS de forma muito acentuada. As contas mostram que uma trabalhadora(o) solteira(o) na casa dos 30 anos, trabalhar como arquiteta(o) a recibos verdes e receber 1.500 euros, terá de pagar mais 92% de imposto do que em 2012. O imposto será pago apenas em 2014 quando entregar a declaração de rendimentos.Um casal com 40 anos, ambos trabalhadores independentes , respetivamente, e se receberem 750 euros cada um, terão um agravamento de 216% e pagarão mais de 1.600 euros de IRS.
Os trabalhadores a falsos recibos verdes, sujeitos a um horário de trabalho, hierarquia direta, remuneração mensal fixa de uma só entidade e que usam os meios da empresa, são os que tipicamente optam pela tributação em regime simplificado.
Mais uma vez o Governo decide atacar os trabalhadores precários mais desprotegidos, retirando por via de um assalto fiscal uma parte significativa dos já baixíssimos salários. O Governo com a sua política de terra queimada devasta assim as vidas das famílias esquecendo-se que um fogo descontrolado poderá também alastrar-se às fundações dos castelos.
Precários e miseráveis nos querem, rebeldes e nas ruas nos terão!
by