Portugal perdeu 243 postos de trabalho por dia

Notícia do Público refere que Portugal no último ano perdeu em média 243 postos de trabalho por dia, engrossando as fileiras do desemprego com mais de 89.600 trabalhadores. Dados do Eurostat refere que em Portugal já são quase 600 mil pessoas sem trabalho, sendo Portugal a 4ª maior taxa de desemprego na Europa!!
Estes números revelam que a ministra do Trabalho e Solidariedade Social, Helena André, se enganou redondamente ao dizer que acreditava que o desemprego tivesse começado a regredir em Abril. “Entrámos já naquela que é chamada a fase da sazonalidade, portanto eu espero que os dados de Abril sejam já também no sentido daquilo que foram os dados do crescimento económico”.
O ministro da Economia, Vieira da Silva, também tem andado distraído quanto à realidade do país, ao afirmar na semana passada que o Governo mantém a sua previsão de uma taxa de desemprego de 9,8% neste ano e no próximo. Uma semana depois foi atingido o máximo histórico de desemprego em Portugal – 10,8%
Outra notícia do Jornal de Negócios refere que Eurostat contraria o Governo sobre dados do desemprego. O departamento estatístico da União Europeia assegura que os 10,8% reportados para a taxa de desemprego em Portugal no final do mês de Abril resultam de um método de cálculo que fornece estimativas “equilibradas”. E mesmo que o valor venha a ser revisto, é prematuro antecipar em quanto e em que direcção, sublinha o Eurostat. Ou seja, dito por outras palavras, é muito provável que quando as estimativas “equilibradas” passem a estimativas “realistas”, a taxa de 10,8% de desemprego possa vir a subir.
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather