Precários apoiam concentração contra os cortes na investigação a 21 de Janeiro

O Grupo de Bolseiros da Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis estará presente na concentração contra os cortes na investigação convocada pela ABIC (Associação de Bolseiros de Investigação Científica) para 21 de Janeiro às 15h em frente à FCT, na Rua D. Carlos I, em Lisboa.

as duasOs resultados do concurso de bolsas individuais de doutoramento e de pós doutoramento representam um grande corte em relação ao número de bolsas atribuído em anos anteriores. O número de bolsas individuais de doutoramento atribuídas em 2013 foram 298 bolsas (em 3416 candidatos, apenas 10,1% dos candidatos obtiveram bolsa), e de pós doutoramento 233 bolsas (em 2305 candidatos, corresponde a 8,1% dos candidatos). Inicia-se neste momento a fase de audiência prévia e de recurso, por isso estes valores ainda poderão sofrer alterações. Em relação às bolsas de doutoramento, foram ainda atribuídas 431 bolsas a programas doutorais, no entanto, estes não abrangeram todas as universidades nem todas as áreas.

bolsas doutoramento

pos doutoramentoEm relação aos pós doutoramentos, sofreram um corte de 66% em relação ao concurso do ano passado. Já os doutoramentos, se considerarmos apenas os concursos individuais, tiveram um corte de 75%, de incluirmos as bolsas atribuídas aos programas doutorais, este corte foi de quase 40%.

Sem investigação, ciência e um investimento estruturado em ambas, não há futuro para a geração mais formada do país. Contra esta escolha do governo de Passos Coelho e de Nuno Crato manifestamo-nos na próxima terça feira, dia 21 de Janeiro, às 15h em frente à FCT, em Lisboa.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather