Prémio Nacional de Jornalismo Universitário
Na passada 6ª feira, dia 8 de Maio, os Precários Inflexíveis estiveram presentes no júri do Prémio Nacional de Jornalismo Universitário (PNJU), pelo que agradecemos o convite para a participação. O evento foi organizado por um grupo informal de três estudantes da FCSH com a colaboração da Youth Press Portugal.
Estiveram presentes neste evento algumas dezenas de pessoas – estudantes, jornalistas, professores e representantes de várias organizações.
Os trabalhos apresentados dividiam-se em várias categorais – televisão, imprensa, rádio, fotografia. Entre estes, o PI destaca o trabalho de Adriano Cerqueira, da categoria Rádio, que escolheu como tema a multinacional Yazaki Saltano e deu início a uma discussão longa sobre precariedade. A empresa em questão situa-se em Ovar e só em 2008 despediu 1000 empregados. Hoje os restantes 600 trabalhadores (aproximadamente) vivem sobre a ameaça constante do despedimento devido a uma possível deslocalização. Muitos dos que foram despedidos em 2008 continuam sem alternativas…
Não podemos aceitar a total desresponsabilização destas empresas perante as vidas dos seus trabalhadores, que são mais do que meras ferramentas descartáveis. São pessoas que (sobre)vivem hoje numa situação de “stress”, “raiva”, “desespero” e “inconformismo” segundo um sindicalista entrevistado. Esta gente não está só, somos cada vez mais a transformar esta revolta em energia que recusa a exploração. Não nos conformaremos!
“Outrora imagem de desenvolvimento do concelho de Ovar, a Yazaki Saltano vive tempos atribulados. Para os trabalhadores a esperança da manutenção do emprego entra em conflito com o possível encerramento da fábrica”. (Adriano Cerqueira)
Podes ouvir a reportagem completa com testemunhos de trabalhadores: aqui.
Mais uma denúncia neste caso não é sobre nenhuma empresa mas sim do novo programa de estágio INOV Art recém lançado pelo nosso sistema governativo nomeadamente pelo nosso querido Sócrates e do querido Ministro da Cultura e um Organismo Público DGArtes.
Para quem não tem conhecimento e para aqueles que se estiverem a perguntar o porque de estar a deixar aqui a referência a este programa a resposta é simples.
Mais uma mostra da falta de vergonha e consideração por todos os jovens e restantes contribuintes do nosso país, visto neste programa estar aplicado dinheiro de todos nós.
Pelo menos 37500euros foram literalmente atirados ao lixo
Digamos que cada vez mais a falta de transparência, ética, competência é um factor importante e digno no nosso país.
http://inovart.wordpress.com/
* Contudo neste link:
http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Jornal+das+7/2009/4/programa-inov-art.htm poderão também ver como ainda temos pessoas de coragem no nosso país. Beatriz Batarda no seu melhor!