Público: Philips vai despedir seis mil trabalhadores e encerrar fábrica em Portugal
“
26.01.2009 – 09h16
Por AFP, PÚBLICO
O fabricante holandês de produtos de electrónica de consumo Philips anunciou hoje o despedimento de seis mil trabalhadores este ano dos 121 mil funcionários que emprega, depois de ter gerado prejuízos de 186 milhões de euros no ano passado. Esta decisão inclui o encerramento da unidade de controlos remotos, em Ovar, onde emprega 70 pessoas.
A medida de corte de pessoal irá economizar 400 milhões de euros anuais e será aplicada em todos os sectores da empresa e países onde se encontra implantada, referiu ainda um porta-voz do grupo à AFP.
Francisco Hortihuila, responsável pela comunicação da Philips Iberia, disse à Lusa, na semana passada, que o encerramento da fábrica em Portugal ainda não tem data definida, estando apenas decidido que será este ano.
A empresa está a negociar a rescisão contratual com os cerca de 70 trabalhadores, acrescentou.”
notícia aqui.
O problema Philips, lamentável uma vez que não está em causa a viabilidade da empresa mas apenas o aumento dos seus lucros foi também abordado no Parlamento Europeu, pelo eurodeputado Pedro Guerreiro. Ver mais aqui
Grande abraço
Deixemos de ser ingenuos,David esse é realmente o problema DA MAIORIA DAS EMPRESAS!!!
A maior parte dos despedimentos não tem a ver com a viabilidade das empresas mas sim (como dizes) com menor lucro.
Aliás isto são estratégias de desestabilização psiquica, emocional e claro do mercado de trabalho porque quando se ouve (e sente) e milhares perdem os seus postos de trabalho e consequentemente os meios de subsistencia sem grandes prespectivas,é obvio que os mercados laborais ficam de tal modo beliscados que gente há que quase paga para trabalhar,aceita qualquer horário,qualquer salário, quaisquer condições…por aí.
Temos todos relatos de situações deste tipo!
Eu conheço um Eng.Agrónomo com vários anos de experiencia que trabalha para uma empresa estrangeira em Portugal que recentemente foi convidado a aceitar trabalhar a Recibos Verdes até porque a alternativa seria a não renovação de contrato (claro )semestral (claro) já vai no terceiro(claro) é tipico a não renovação de contratos quando se chega ao terceiro!!!
O que ele me diz é que o desmprego é de tal ordem que todos os dias chegam curriculaáquela empresa de Engenheiros que aceitam quase trabalhar em dispomibilidade total por 600 ou 700 eur.
ESTA É A GRANDE FINALIDADE DOS DESPEDIMENTOS EM MASSA!!!
DESTABILIZAR OS MERCADOS DE TRABALHO
FRAGILISAR OS TRABALHADORES
ASSUSTAR OS POLITICOS
PORQUE CONVENHAMOS HOJE EM DIA QUEM GOVERNA,DE FACTO,SÃO OS DETENTORES DO CAPITAL OS POLITICOS….É UM CIRCO ADJACENTE!!!
nÃO É POR ACASO QUE SE REPARARMOS BEM AS DUAS COISAS COTUMAM ANDAR DE BRAÇO DADO!!!