Recibos verdes | Atenção ao Anexo SS: Governo volta a mudar regras sem prestar informação
Quem trabalha a recibos verdes (ou parte dos seus rendimentos provem de trabalho independente) tem de entregar a sua declaração anual de rendimentos via internet, para efeitos de IRS, até ao final do corrente mês de Maio. Desde 2013, esta declaração inclui a obrigatoriedade de preencher o chamado “Anexo SS”. Sem prestar a devida informação, o Governo voltou a alterar as regras: em muitas situações que até aqui dispensavam a entrega do Anexo SS, passa a ser obrigatório preencher uma parte deste anexo à declaração de rendimentos. Apesar de todos os graves problemas já ocorridos no passado por causa desta obrigação totalmente injustificável, ao contrário do que seria de esperar, quem trabalha a recibos verdes não foi informado destas mudanças. O Instituto da Segurança Social limitou-se a publicar uma discreta nota no seu site no dia 7 de Maio, ou seja, já em pleno período para entrega do IRS. Uma reportagem da TVI alerta para o facto de, para muitas pessoas, esta falta de informação implicar a necessidade de entregar novamente a declaração de IRS, sob pena de estarem sujeitas a multas que podem ir até aos 250 euros. É mais um lamentável episódio nesta longa saga de erros e confusões para forçar uma obrigação inútil e injustificável.
Até aqui, quem estava isento da obrigação de contribuir para a Segurança Social pelo regime dos trabalhadores independentes (por ter rendimentos muito baixos ou por acumular com actividade profissional por conta de outrem) não tinha de preencher este Anexo SS. Com as novas regras, a nota do ISS afirma que as pessoas que estão nestas situações “têm de preencher o Anexo SS mas não precisam de preencher o quadro 6”.
Tendo até em conta os problemas já ocorridos no passado, tudo aconselharia à divulgação atempada do conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras potencialmente afectado por estas alterações. No entanto, apesar do modelo do Anexo SS estar em vigor desde 1 de Janeiro de 2015, por decisão do ministro Pedro Mota Soares (ver Portaria nº 284/2014), nenhuma informação foi prestada: em vez de notificar quem trabalha a recibos verdes, o Instituto da Segurança Social, tutelado por Mota Soares, volta a demonstrar desprezo e um insistente autoritarismo administrativo, limitando-se a uma nota no site (no habitual registo lacónico e burocrático, de díficil compreensão e sem qualquer referência à legislação que determina as obrigações). Ainda assim, a Portaria do Governo não deixa claro estas mudanças que agora são determinadas pela nota do ISS.
O Ministério está obrigado a esclarecer de imediato esta situação e emendar mais esta confusão que afecta quem trabalha a recibos verdes. Em causa está, uma vez mais, a criação de um problema que era evitável e cujas consequências ameaçam os mesmos de sempre. A perspectiva da imposição de multas é inaceitável, ainda para mais quando esta situação é motivada por uma gritante falta de informação e pela insistência em manter obrigações absurdas. Com estas ou outras regras, a obrigação de entrega do Anexo SS não tem qualquer justificação, porque a Administração já dispõe de toda a informação (sobretudo, desde a implementação do “recibo verde electrónico”). Mas Pedro Mota Soares só acciona o cruzamento de dados entre Segurança Social e Finanças quando se trata de prosseguir o seu implacável plano de cobrança coerciva de dívidas.
by
Boa tarde, será que me.sabem informar se tenho de preencher este anexo no caso de só ter emitido um ato isolado?
Obrigado
Depois de entregue a Declaração, validada, e, considerada certa, pelos serviços qual a legitimidade de alterar seja o que for?
Muito agradeço pelo aviso!
Então se o Quadro 6 do Anexo SS, destina-se apenas o apuramento das Entidades Contratantes, para que serve o NIF que indicamos no Anexo B?
Que comuniquem por processos de interoperabilidade.
Olá Ricardo! Com base no que leio do site que segue não será necessário:
http://www.otoc.pt/pt/noticias/anexo-ss-declaracao-periodica-rendimentos-modelo-3/
Para cheira-me que os Nazis estão metidos nisto.
bom dia, eu em 2014 trabalhei até julho a recibos verdes. depois comecei trabalhar noutro sitio em setembro mas já a contracto. nunca juntei recibos verdes quando estava a trabalhar já a contracto. como devo preencher esse tal anexo da ss? é que quando trabalhei a recibo verde nunca descontei pq tive isenta.
Boa tarde,
Onde vou buscar esta declaração?? URGENTE!
Já entreguei o IRS foi validado, mas agora não sei onde ir preencher a mesma, porque no syte nao me aparece nada.
Sabe qual o anexo.. não percebo nada disto..
Help Please!
Boa noite Gostaria de saber como trabalhador por conta de outrem mas que incluio um dependente a recibos verdes com poucos rendimentos na sua declaração esta foi considerada certa antes da informação das finanças quanto ao anexo ss o que devo fazer obrigado
Ainda para mais , até ao dia 07 de MAio não estava disponivel este Anexo para entrega sequer. Quem entregou antes desse dia , e tem tudo validado e está já á espera do reembolso , com funciona? Entrega substituição de uma coisa que está validada e vai ter que esperar mais 21 dias uteis desde esta data nova?
S.S…..A caça a multa, as trafulhices destes trafulhas..Só uma coisa esta acertada, neste, mais um) desrespeito pela populaça, prepotência e arrogância. Vindo deste infringido Trotineta Soares, o homenzinho desprezível, o Mota de scooter para galeria antes de conseguir valente carro as nossas custas. O Homem dos bo(is)ys incompetentes partidários dirigindo as delegações da InSegurança Socia, o Trotineta só acertou numa coisa que lhe fica bem a eles e a muitos dos seus correligionários d desgoverno, a ele e a sua infringida chefe a Catherine,,,Acertou na siglas e má memoria mas as quais sem duvida em seu tempo, muita desta gentalha teria aderido, acertou no S.S
Tudo isto se tinha evitado se houvesse uma ferramenta que alertasse para a falta de entrega do anexo SS, quando fosse caso disso-
Conto o meu caso: Ao submeter a declaração recebi um alerta de que tinha tido movimento de capitais, por sinal menos valias devido à venda de acções e que como tal tal tinha que preencher o anexo G,
Porque motivo neste caso não sucede o mesmo ?
A AT deve uma explicação aos contribuintes.
Isto sim, é uma falha da máquina fiscal
Só dá incompetência.
Mas ainda não perceberam?
O miudito Motinha Soares quer a toda a força arranjar dinheirito.
Inicialmente informa que serão as empresas que vão ter que pagar, a seguir vão ser os desgraçados que se esforçam por ganhar mais algum dinheiro, para honrarem os seus compromissos (alguns da responsabilidade do Estado)
Mais vale realmente aprender o ofício antigo dos que se alapam na AR
“SONEGAR” “SUBTRAIR” “DESVIAR” (está-me a faltar o termo correto…)