Sindicatos dos professores anunciam greve para 21 de Junho: contra a precariedade e a pedagogia low-cost

Greve professoresA Fenprof (Federação Nacional dos Professores) e a FNE (Federação Nacional de Educação) anunciaram hoje a possibilidade de uma greve nacional de docentes para dia 21 de Junho. Este dia tem já marcados exames nacionais de História da Cultura e das Artes, Geografia A e Física e Química do 11.º ano e de Matemática e Estudo do Meio do 2.º ano.

Contudo, a greve não está ainda oficialmente convocada. A formalização do pré-aviso de greve está dependente dos resultados da reunião entre as estruturas sindicais e o Ministério da Educação, que terá lugar a 6 de Junho.

A greve terá por base as seguintes bandeiras reivindicativas: a vinculação de mais trabalhadores precários até ao final da legislatura, um regime especial de aposentação para os docentes ao fim de 36 anos de serviço, o descongelamento das carreiras em Janeiro de 2018 e a clarificação do despacho de organização do próximo ano letivo. Além disso, os sindicatos recusam a gestão de trabalhadores docentes e não docentes e de competências de ordem curricular e pedagógica, entre outras, a cargo dos municípios.

Recorde-se que os professores ficaram excluídos do programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública (PREVPAP), uma vez que supostamente são abrangidos por um programa extraordinário de regularização específico para o setor. No entanto, as vagas abertas pelo Ministério ficaram aquém do legalmente estabelecido. Segundo contas da Fenprof, são 865 vagas que ficaram por abrir.

O combate efetivo à precariedade não pode passar por meias palavras. É necessária uma estratégia de solidez clara para a Educação, setor onde se aposta o futuro da qualidade dos trabalhadores e das atividades económicas do país. E não é com contratos instáveis nem com pedagogia low-cost que formaremos profissionais qualificados e capazes de responder aos desafios do mercado de trabalho.

 

Mais informação: Fenprof, FNE, Público, TVI24, Diário de Notícias, RTP

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather