"Só juntos podemos acabar com os falsos recibos verdes" | Sessão de esclarecimento no Porto contou com dezenas de precários
Dezenas de pessoas participaram, neste domingo, na sessão de esclarecimento e debate promovida pelo núcleo do Porto da Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis, subordinada ao tema dos recibos verdes.
A condição de falso recibo verde, que impõe um processo de exploração continuado e lança a ameaça do despedimento a qualquer momento, os erros nos escalões do IRS, o papel da segurança social e o aumento de impostos promovido por este Governo no Orçamento de Estado para 2013 foram alguns dos temas abordados na sessão.
A capacidade de organização dos trabalhadores precários e os mecanismos de defesa existentes em caso de exploração foram de igual modo referidos pelas pessoas presentes. Os erros cometidos pelo Ministério de Mota Soares têm lançado a confusão entre os trabalhadores a recibos verdes, numa política acompanhada por processos de penhora e um brutal aumento de impostos.
Esta foi a primeira sessão da ACP-PI no Porto depois da inauguração da sede na cidade (Rua Miguel Bombarda, nº187).
by