Sucessos do Estado Social | Dossier
Foi Passos Coelho que abriu o debate sobre o corte de 4 mil milhões no Estado Social, dizendo que era inevitável e que o “nosso Estado Social é ineficiente”, mas como era vida antes de haver Estado Social em Portugal e o que significam estes cortes.
Num momento em que toda a propaganda do Governo e da troika serve para destruir as bases do Estado Social é importante que façamos o exercício de recordarmos a importância do Estado Social.
Por isso, a Ass. de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis lança um dossier com artigos e entrevistas sobre os Sucessos do Estado Social.
Esta quarta-feira lançamos o primeiro artigo sobre Segurança Social e nos dias seguintes serão lançadas reflexões sobre a Escola Pública e sobre o Serviço Nacional de Saúde.
by
Felicito-vos e agradeço, o mérito das vossas iniciativas,sempre e, cada vez mais, pertinentes num contexto de revolta generalisada e desmotivação colectiva.A esperança reside no facto de sermos muitos a pensar da mesma maneira e existirem pessoas como vós q não desistem, jamaia, da defesa dos valores!Obrigada,mais uma vêz!
O estado social é o mais eficiente de todos. Vejam só o exemplo dos Estados Unidos, que não têm estado social. As casas são caras como fogo e os preços são controlados especulativamente. Para tirar um curso superior é preciso pedir um empréstimo ao banco e, na melhor das hipóteses, gasta-se uma vida para o pagar. Cuidados médicos? Só para quem tem seguro de vida/saúde e mesmo assim são pagos pelo utente. É este o exemplo que queremos seguir? Este exemplo que já está a definhar no país em causa?
O verdadeiro problema mesmo é a bolsa e os mercados especulativos. Basta pensar, por exemplo, no dano que uma empresa sofre quando tem de despedir bons trabalhadores por antecipação. E há muitos outros exemplos…