Testemunho: "Precária há 8 anos"
“Sou a Alexandra, tenho 37 anos e sou trabalhadora precária há 8 anos. Comecei por abrir actividade a Recibos Verdes em 2003, na condição de ser uma coisa temporária, enquanto o patrão da empresa, na altura, não fazia o contrato.Era secretária, tinha horário fixo, chefe e patrão. Pois bem, era mentira, a coisa foi-se prolongando, sempre com várias desculpas, muito más por sinal, do patrão da Lakeside Services, Quinta do Lago (Boliqueime). Chegado o fim da época de verão na Quinta do Lago, fui um dia chamada, ao fim da tarde, ao gabinete do director e sumariamente dispensada de voltar no dia seguinte.
Depois dei formação em vários institutos de línguas, tudo muito incerto, mas é a única forma de trabalhar.
Este ano ingressei no IEFP, como formadora nas Novas Oportunidades. De futuro muito incerto, no momento.
Há 8 anos que não tenho direitos laborais como “baixa” médica, subsídio de desemprego, nunca sei se no mês a seguir tenho modo de sobrevivência, não consigo organizar a minha vida e muito menos constituir família.
Tenho de sobreviver com os meus honorários bem como pagar todos os impostos, nem por isso tenho quaisquer direitos. Nenhum governo se mostrou nem mostra interessado em resolver a questão dos trabalhadores que são falsos independentes.”
by