Última oportunidade para completar o inquérito aos investigadores!
No mês passado a Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis lançou um inquérito a quem realiza trabalho de investigação ou presta apoio a esse trabalho. O inquérito, inserido no Roteiro contra a Precariedade na Investigação Científica, tem como objectivo conhecer o peso da precariedade no trabalho científico feito em Portugal. Apelamos por isso à tua colaboração. Completa o inquérito online até 2ª Feira, 10 de Março.
A grande adesão a este inquérito – cerca de 2000 pessoas que trabalham em investigação já responderam – prova que a comunidade científica quer que se saiba a verdadeira situação da investigação e se sente injustiçada pela propaganda lançada pelo Governo nas últimas semanas.
Uma análise preliminar dos resultados obtidos até ao momento revela que a maioria das pessoas que trabalham em investigação têm um vínculo precário, muitas pensam emigrar e há uma relação inequívoca entre a precariedade do vínculo laboral e a vontade de emigrar.
Com este inquérito, pretendemos compreender, com dados concretos, a dimensão da precariedade de quem faz a ciência e a tecnologia avançar. É fundamental a participação de todas as pessoas que trabalham em ciência e tecnologia para podermos retratar de forma factual a precariedade que nos afecta.
by