Vídeo :: Bolseiros manifestam-se em frente ao Ministério da Ciência
Mais de uma centena de bolseiros de investigação científica juntaram-se esta quinta-feira em frente ao Ministério da Ciência, para reclamar o respeito pelo seu trabalho reclamando contratos de trabalho, e exigindo o imediato pagamento das bolsas e seguro social voluntário em atraso.
Quem sabe se para tentar desconvocar este protesto, a FCT enviou no dia anterior uma mensagem a todos os bolseiros anunciando o pagamento da maioria das bolsas em falta e a regularização para breve de todas as situações irregulares e que têm deixado, frequentemente, os bolseiros a pagar para poder trabalhar.
Foi neste momento que muitos investigadores se encontraram e falaram sobre a sua situação, recusaram o isolamento do seu caso pessoal, criaram laços de solidariedade e reforçaram a sua identificação pelos seus direitos como trabalhadores que produzem conhecimento científico. Esta resposta da FCT mostra que a intervenção colectiva, quando é determinada e não foge ao confronto, consegue inverter o desequilíbrio podre que tem tirado direitos e rendimentos às vidas de milhares de trabalhadores, neste caso bolseiros.






