Visão Online: Embaixadas sem funcionários devido à falta de renovação de contratos
“Embaixadas sem funcionários devido à falta de renovação de contratos – sindicato
Lisboa, 09 Jan (Lusa) – Várias embaixadas portuguesas ficaram sem funcionários e reduzidas ao embaixador e a um diplomata depois de o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) não ter renovado os contratos de 45 trabalhadores, denunciou o sindicato do sector.
“O MNE tinha 45 funcionários a termo certo que, a 31 de Dezembro, finalizaram os três anos. Se renovassem tinham de passar a efectivos. O MNE pediu ao Ministério das Finanças para renovar os contratos, mas não foi dada a autorização”, disse hoje à Agência Lusa Alexandre Vieira, do Sindicato dos Funcionários Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE).
De acordo com o sindicalista, o MNE “tentou e está a tentar contratar funcionários através de empresas locais de trabalho temporário” para substituir os que foram dispensados, situação que considera ser ilegal.
Suíça, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Estados Unidos e quase todas as embaixadas abertas em países do Leste europeu são alguns dos postos, segundo Alexandre Vieira, atingidos pela não renovação dos contratos de trabalho.
(…)”
by