Recibos verdes: período extraordinário para alteração do escalão até dia 28

O Instituto da Segurança Social (ISS) está a divulgar a abertura de um período extraordinário para fazer o pedido de alteração do escalão, a decorrer até ao próximo dia 28 de Janeiro (5ª feira). Este novo prazo surge na sequência de mais um atraso e má condução no processo de enquadramento anual, numa última herança do mandato de Mota Soares que impossibilitou alguns trabalhadores de realizarem o pedido. Esta decisão vem, assim, dar concretização à aprovação no parlamento, por unanimidade, de um projecto de resolução que recomendava precisamente a prorrogação do prazo para efectuar estes pedidos.
SegSocial
Na nota divulgada no site do ISS, é referido que “foi decido reabrir extraordinariamente” um período, entre os dias 21 e 28 de Janeiro, para solicitar a alteração do escalão. A divulgação refere ainda que estes pedidos devem ser feitos na plataforma Segurança Social Directa, para todos os trabalhadores que “não o fizeram dentro do anterior prazo fixado  para o efeito, por falta de senha de acesso [por não a terem recebido em tempo útil]”.
Presume-se que esta decisão pretende que estes pedidos possam ter efeito no valor as contribuições a pagar a partir de Novembro de 2015, reestabelecendo assim a possibilidade que foi retirada a quem não conseguiu fazê-lo anteriormente. Recordamos, aliás, que se aproxima o novo período previsto para fazer estes pedidos (para quem não o fez no momento do enquadramento anual), que decorrerá durante o mês de Fevereiro.
Todas estas dificuldades e erros resultam, além da irresponsabilidade do anterior ministro, da própria natureza injusta e impraticável do regime de contribuições para quem trabalha a recibos verdes. Esperamos, por isso, que se concretize rapidamente o compromisso para a discussão e implementação de um novo regime, que seja justo e adequado.
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather