Reportagem RTP | Segurança Social esconde número de desempregados sem qualquer apoio
Na última edição do programa da RTP “Sexta às 9” a jornalista Sandra Machado Soares explora um dos maiores dramas atuais, os desempregados que não recebem qualquer tipo de apoio e que são empurrados muitas das vezes para o limite da sobrevivência. A peça que pode ser vista na íntegra aqui acompanha várias desempregadas de longa duração e que por essa razão deixaram de receber qualquer tipo de prestação de desemprego.
Em Janeiro o Eurostat apontava para 814.00 desempregados em Portugal, destes, menos de metade tem direito a prestações de desemprego (388.383). A maior parte, 425.000 pessoas vive sem qualquer tipo de prestação deste tipo. Apesar da insistência da jornalista a Segurança Social não foi capaz de dizer quantas pessoas neste momento estão desempregadas e não têm qualquer tipo de apoio.
A reportagem retrata ainda a falta de respeito com que muitas pessoas são tratadas no que respeita à atribuição de outros apoios sociais como o RSI e outras prestações. Uma das pessoas entrevistadas, funcionária de uma Junta de Freguesia e responsável por encaminhar alguns destes casos, revela que os pedidos da prestação do RSI ultrapassam em vários meses o prazo legal estabelecido que é de dois meses. Enquanto as pessoas, em situação limite, esperam o deferimento do pedido, vão sobrevivendo, revela a funcionária.
É o retrato de um país onde 2 milhões de pessoas vivem no limiar da pobreza e 40,2% dos desempregados vivem em risco de pobreza (344.000). Este retrato é muito mais real que a ficção da propaganda dos números do Governo e da Troika, os quais nos tentam convencer de que tudo está a correr bem.